Setor aponta crescimento acima da média nos últimos dois anos. As agências de viagens foram as principais responsáveis por este aumento

 

As franquias de turismo estão investindo, expandindo os negócios e aumentando o faturamento no Brasil – e as agências de viagens e operadoras turísticas foram as principais responsáveis por este aumento. É o que mostra o estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF): somente em 2013 as franquias de turismo tiveram aumento de 21,9%, enquanto as demais ligadas ao setor cresceram 11,9%. Elas respondem por R$6,6 bilhões do faturamento total, estimado em R$ 115 bilhões.

A expansão das agências online, impulsionada pela entrada de novos usuários de internet, a compra de viagens a lazer por novas classes sociais, a melhoria da qualidade dos serviços e aumento do turismo doméstico foram alguns dos fatores que impulsionaram este crescimento. É o que mostra a Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo 2013, do Ministério do Turismo.

Os grandes eventos também foram um fator determinante para este momento positivo. “O mercado brasileiro de turismo está cada vez mais competitivo, mais atraente para os investidores internacionais e melhor preparado para atender a demanda de turistas. A Copa do Mundo impulsionou ainda mais esta ascensão, garantindo mais visibilidade ao país”, disse o ministro do Turismo, Vinicius Lages.

As redes de turismo com crescimento em destaque no país são Tam Viagens, Flytour Franchising, CI, Clube Turismo, IE Intercâmbio no Exterior, Marsans, Travelmate Intercâmbio e Turismo e TZ Viagens, de acordo com a ABF.

Em 2012, as franquias de turismo cresceram 97,8% em relação à 2011, passando de 864 para 1.848 unidades em todo país. Em 2013, este número subiu para 2.001 unidades e 41 redes de turismo credenciadas à associação.