Com o slogan “Viaje pelo Brasil. Gigante pela própria natureza”, peças publicitárias evidenciam as belezas nacionais e inspiram os brasileiros a viajarem pelo Brasil

Vanessa Castro (MTur)

O Ministério do Turismo lançou, no último mês, a campanha promocional “Turismo em Natureza” que busca evidenciar o segmento apontado como tendência para a retomada das atividades turísticas em todo o mundo. A ideia é inspirar os brasileiros a conhecerem as belezas do próprio país. Com o slogan “Viaje pelo Brasil. Gigante pela própria natureza”, a campanha é veiculada em mídias digitais, sites do trade turístico e na TV aberta.

“A campanha traz apenas uma amostra de tudo o que o Brasil tem a oferecer. O nosso país possui seis biomas únicos, mais de 8 km de costa, rios, montanhas, vales, chapadas, enfim, uma infinidade de belezas naturais. Sempre há algo a mais para conhecer no Brasil", ressaltou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Conheça um pouco mais sobre alguns atrativos naturais imperdíveis de Norte a Sul do Brasil evidenciados na campanha “Turismo em Natureza”:

CHAPADA DOS VEADEIROS – Entre os destaques da campanha, o parque nacional está localizado no nordeste do estado de Goiás e engloba as cidades de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d'Aliança. A entrada do Parque está localizada no distrito de São Jorge, a 36 km de Alto Paraíso de Goiás.

Reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o local preserva uma área de mais de 240 hectares de cerrado e abriga espécies e formações vegetais únicas, centenas de nascentes, cursos d’água, cachoeiras e rochas com mais de um bilhão de anos.

Os visitantes podem percorrer quatro trilhas para chegar aos atrativos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros: Travessia das Sete Quedas, Trilha dos Saltos, Carrossel e Corredeiras, Trilha dos Cânions e Cariocas e Trilha da Seriema. O ideal para conhecer todas as atrações do parque é buscar um guia de turismo local registrado no Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turístico (Cadastur), do Ministério do Turismo.

O Vale da Lua é uma das atrações imperdíveis da Chapada dos Veadeiros. Crédito: Augusto Miranda/MTur

CHAPADA DOS GUIMARÃES - A campanha também evidencia outro atrativo do Centro-Oeste: as belezas do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. O parque está localizado entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, no estado do Mato Grosso. O espaço abriga 659 espécies conhecidas de vegetais, 44 de peixes, 242 de aves e 76 de mamíferos. Além desta diversidade de espécies, o parque protege 10 tipos diferentes de vegetação do Cerrado e é um local onde há diferentes formações geológicas, incluindo áreas de origem desértica e marinhas, evidenciando que o parque já foi mar e deserto ao longo de milhões de anos.

A paisagem mais conhecida do parque nacional é a Cachoeira do Véu de Noiva, formada pelo rio Coxipó (também chamado de Coxipozinho ou Coxipó-Mirim). O Morro de São Jerônimo, as veredas do Rio Claro, a Cidade de Pedra e o Circuito das Cachoeiras (que inclui a Casa de Pedra) também são locais muito visitados.

A Chapada dos Guimarães (MT) possui paisagens incríveis entre cachoeiras e paredões. Crédito: Flávio André/MTur

LENÇÓIS MARANHENSES - Entre os representantes do Nordeste brasileiro na campanha publicitária estão os Lençóis Maranhenses, um atrativo único e imperdível para quem busca turismo de aventura e contemplação da natureza. As famosas dunas de areia fazem parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado no litoral do estado do Maranhão. Em seus 155 mil hectares, o local abriga diversos ecossistemas como a restinga, o manguezal e o famoso campo de dunas, que ocupa 2/3 da área total da unidade.

As lagoas interdunares que se formam no período chuvoso da região atraem turistas para um banho de água doce em meio à paisagem deslumbrante. O parque está inserido em três municípios maranhenses, que dispõem de estrutura para recepção e condução de visitantes: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz. O melhor período para visitar os Lençóis Maranhenses é de maio a setembro, mas a unidade está aberta para visitação o ano inteiro, todos os dias, das 08:00 às 18:00.

Os Lençóis Maranhenses: um dos atrativos naturais mais incríveis do Brasil. Crédito: Biaman Prado/MTur

CHAPADA DIAMANTINA - Outro atrativo chamado Lençóis também é um destaque da campanha, mas desta vez se refere à cidade baiana que é a principal porta de entrada para a Chamada Diamantina. O Parque Nacional possui 152.000 hectares e protege uma parcela da Serra do Sincorá, parte norte da Serra do Espinhaço, cadeia montanhosa que se estende de Minas Gerais à Bahia. Possui grande diversidade ecológica e ambiental em seu território, abrangendo, por exemplo, três biomas brasileiros: Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. O Parque está inserido nas Reservas da Biosfera (RB) da Caatinga e da Mata Atlântica.

A Chapada Diamantina é uma excelente opção para a realização de caminhadas, montain bike, banhos de rio, escalada e canoagem. São quase 300 km de trilhas que percorrem campos rupestres, cerrado e mata atlântica em meio a paisagens de tirar o fôlego; 33 cachoeiras, entre elas a cachoeira da Fumaça, com 390 metros de altura; duas cavernas; dez locais de escalada; 16 sítios históricos e o Marimbus, área alagada conhecida como Pantanal da Chapada Diamantina.

O Parque Nacional pode ser acessado pelos municípios de Andaraí, Ibicoara, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras, através de 38 trilhas de entrada. A sede administrativa do Parque Nacional fica na cidade de Palmeiras.

A cachoeira Poço do Diabo é um dos atrativos mais procurados da Chapada Diamantina (BA). Crédito: Gleidson Santos/MTur

CATARATAS DO IGUAÇU - Já na Região Sul, um dos cartões postais mais visitados do Brasil também é destaque na campanha, as Cataratas do Iguaçu. A atração é considerada uma das Sete Maravilhas da Natureza do mundo e está localizada no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade. O parque oferece serviços de passeios de barco e de helicóptero, que proporcionam uma vista diferenciada das quedas d’agua, além de restaurante de comida brasileira e ensaios fotográficos para os turistas.

O Parque Nacional do Iguaçu é um dos mais visitados do país. Crédito: Zig Koch/MTur

CAMPANHA - A campanha "Viaje pelo Brasil. Gigante pela Própria Natureza” demonstra que, do fundo do mar ao topo da montanha, o Brasil oferece inúmeras atrações inspiradoras que merecem estar na programação da sua próxima viagem.