Capital paulista foi escolhida para encerrar o evento Mais de 85 profissionais de turismo se reuniram no roadshow intitulado Portugal – A Beleza da Simplicidade que ocorreu na noite da última quinta-feira no Consulado Geral de Portugal, em São Paulo. Organizado pelo Turismo do Alentejo, o roadshow passou por Salvador, Brasília e Porto Alegre, sendo finalizado na capital do Estao de São Paulo.

Empresários das regiões do Alentejo, Lisboa, Ilha da Madeira e Porto/Norte de Portugal divulgaram seus produtos e atrativos turísticos ao mercado paulista, o maior emissor de turistas brasileiros para Portugal.

“O roadshow foi muito positivo para nós. Notamos que o brasileiro está descobrindo a variada oferta turística que o país possui. Apesar de ser pequeno, Portugal tem de tudo a oferecer”, afirma Ana Costa, expositora do Sheraton Lisboa.

“Nossa missão foi cumprida no evento. Tivemos a oportunidade de fazer promoção do nosso destino e incentivamos muitas pessoas a visitarem Porto e Norte de Portugal. A grande surpresa foi o fato dos profissionais estarem bastante preparados para conhecer a região. As condições econômicas do Brasil e o aumento do número de voos diretos contribuem para o crescimento do número de brasileiros em Portugal”, comenta Maria João Nunes, do Turismo do Porto e Norte.

De acordo com Pedro Fernandes, expositor da agência de vendas online Em viagem Receptivo, o roadshow foi de grande importância para as agências conhecerem uma alternativa aos operadores brasileiros. “Conseguimos captar bastantes interessados por oferecermos atrativos diferenciados. Estamos apostando nos brasileiros que, em média, permanecem em Portugal por quatro noites e realizam cerca de três excursões. Queremos ajudar a aumentar esse número”, revela o executivo.

Para Paulo Machado, diretor do Turismo de Portugal no Brasil, além de promover, divulgar e motivar o consumidor brasileiro a visitar e permanecer mais tempo em Portugal, é também de fundamental importância abastecer os profissionais do trade turístico brasileiro com informações sobre o destino, e possibilitar cada vez mais, um leque variado e diversificado de parceiros no receptivo. “A própria demanda aquecida no mercado brasileiro, tem impulsionado os profissionais do setor a buscarem novas opções e alternativas, e nosso país tem se destacado com uma oferta de qualidade com excelente custo benefício” revela o diretor.

Participaram do evento quatro entidades regionais: Turismo do Alentejo, Turismo do Porto e Norte, Turismo da Madeira e o Turismo de Portugal. Da iniciativa privada estavam presentes Hotel Convento do Espinheiro, Hotel Vila Galé, Pousadas de Portugal, Rainha Santa Isabel Viagens e Turismo, Hotel Mar de Ar, Em viagem receptivo, Hotel Teatro, Reid’s Palace Hotel, Enotel, JC Tours, Hotel Sheraton Lisboa e TAP Portugal.

Embaixador do Alentejo

Para encerrar com chave de ouro o evento, o apresentador e chef Edu Guedes recebeu o título de “Embaixador do Alentejo” devido à série de reportagens produzidas no país. Além do apresentador, a equipe do programa Hoje em Dia, da Rede Record de Televisão, também foi homenageada.

“Portugal foi desde a minha primeira viagem uma grata surpresa. Acho que todo brasileiro, antes de viajar para qualquer outro país, deveria visitar Portugal para conhecer um lugar e um povo acolhedor e que faz parte da história de todos nós”, declarou o chef, emocionado com a homenagem concedida pelo Turismo do Alentejo.

Prestigiaram ainda este evento, além dos agentes de viagens, operadores e homenageados, as apresentadoras Olga Bongiovanni, Luciana Lancellotti e Marilu Torres que deram depoimentos extremamente positivos sobre Portugal.