Palestras foram realizadas pelo diretor-presidente da Tour House e pela coordenadora de eventos da Pfizer Brasil Foi realizada, na manhã da última segunda-feira, a 22ª edição do Fórum Executivo, evento promovido mensalmente pela Abav-SP (Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo). Sediado na Abav Nacional, no centro da capital paulista, o evento reuniu representantes de 15 empresas e contou com a participação de William Périco, presidente da entidade organizadora e da Aviesp (Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo).

Carlos Prado, diretor-presidente da Tour House, comandou a reunião, cujo tema foi “Eventos”. Na apresentação intitulada “Visão 360º do Turismo”, o executivo ressaltou a importância do setor no país e lembrou que, apenas no ano passado, o assunto em questão foi o responsável por gerar movimentação de R$ 69 bilhões, o que, em números, representa 3% do PIB nacional. Destacando os diversos segmentos nos quais se desdobra o mercado (lazer, corporativo, religioso, ecológico, educacional e de aventura, por exemplo), ele foi categórico: “Não importa o tamanho da sua companhia: ela tem que dar lucro o tempo todo”.

O diretor diferenciou “evento” de “incentivo” e enfatizou que este está mais ligado à questão motivacional, enquanto se classifica como evento corporativo o encontro de pessoas, unidas por um interesse comum, pago por um CNPJ. Prado ainda mencionou os diferentes tipos de eventos, nos quais se encaixam treinamentos, simpósios, coletivas, lançamento de produtos, congressos, workshops, shows, exposições, conferências, convenções e palestras, dentre outros.

Diversificação e aumento da demanda foram alguns dos motivos que fizeram a Tour House optar por trabalhar neste ramo. Entretanto, para que o trabalho seja bem realizado, profissionais especializados, know how, tecnologia, relatórios e foco são características essenciais, na visão do diretor. Nas palavras de Raquel Patti, coordenadora de cursos da Abav/SP, a palestra foi importante ao ressaltar a questão de se manter conectado com o que acontece no mundo, não ter medo de tomar decisões e saber ouvir o cliente.

Ana Panneitz, coordenadora de Eventos da Pfizer Brasil, terminou a apresentação abordando o tema “Eventos médicos” e contando sua experiência como cliente no setor. Para ela, atenção aos detalhes, atendimento de qualidade, compreensão do que quer o cliente, por meio de um briefing completo e cumplicidade entre ambas as partes, estão entre os fatores mais importantes para o sucesso de qualquer acontecimento organizado por uma empresa.

Realizado desde março de 2010, o Fórum Executivo tem como objetivo estimular o debate entre os integrantes do mercado de viagens e turismo. “Esta tem sido uma grande oportunidade para os agentes se atualizarem sobre assuntos que geralmente não têm acesso em seu dia a dia. Participam do Fórum pessoas que fazem parte do Turismo, mas atuam em áreas diferentes, o que nos traz uma ótima chance de ampliar nosso conhecimento”, assegura Périco.