Evento é direcionado exclusivamente para os agentes de viagens

Por Camila Cherem - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Redação JT

A Braztoa realizou, nesta quarta-feira, na Firjan, o 6° Encontro Comercial Rio de Janeiro Braztoa. O evento conta com  programação voltada para a captação de negócios e sustentabilidade no turismo.

O ECB foi aberto com apresentações de Fernando Beltrame, sócio-diretor da Eccaplan; Marco Ferraz, presidente da Braztoa; Ricardo Viola, Gerente de Negócios da Travelport; George Irmes, presidente da Abav Rio; Jaime Ríos, coordenador de Mercado Brasil do Ministério de Turismo da Argentina e Roberto Silva, da Sanchat e diretor da Braztoa. Além disso, cerca de 600 visitantes e 156 expositores participaram do encontro comercial.

O encontro reuniu as principais empresas do setor para desenvolver atividades de aperfeiçoamento e atualização profissional, como a TAM Viagens, Schultz, Intelly, Titlis, Nascimento Turismo entre outras. Mar del Plata e Códoba, na Argentina, foram os destinos escolhidos para o crescimento das vendas na região.

A Braztoa disponibilizou dois roteiros de Caravanas Rodoviárias até o local do evento e translado de volta gratuitos. “Nós procuramos fazer este evento para trazer os nossos associados para o Rio de Janeiro e divulgar todos os seus produtos para os agentes de viagens locais. Então nós fizemos caravanas para trazer os agentes de viagens do interior e visitamos os agentes de viagens do Rio para que eles participassem e com todos os operadores. Assim eles podem negociar e vender mais os seus produtos para os agentes de viagens que são responsáveis hoje por 70% de todas as vendas”, disse Marco Ferraz.

O faturamento das operadoras filliadas à entidade cresceu 8% comparado ao ano de 2011, porém, mesmo havendo a redução do número de passageiros de 4%, o faturamento foi positivo devido ao aumento do câmbio. “No ano passado, a gente teve uma redução no número de clientes e caímos 4% do número de passageiros, mas teve o aumento do câmbio e mesmo caindo o número de passageiros, os agentes subiram o faturamento e o preço médio dos pacotes também subiu por causa do câmbio e do aumento dos fornecedores”, afirmou Ferraz.

O ECB recebeu o Selo Evento Neutro Verde, da Eccaplan, para conscientizar as organizações e pessoas sobre o impacto ao meio ambiente. Responsável por quantificar e compensar 100% das emissões de CO2 provenientes das equipes de montagem, realização e desmontagem do prêmio, a Travelport fará a compra de Créditos de Carbono de projetos socio-ambientais certificados do Programa Evento Neutro da Eccaplan.

“Foi uma grande oportunidade poder contar com esse público, porque o impacto ambiental não é só o lixo que gera, mas sim, toda a alteração das ações de turismo, as operadoras e as agencias de viagem são uma grande oportunidade de disseminar conceitos de sustentabilidade, nós viemos para aplicar ações ambientais do evento, sobre o deslocamento, a utilização de combustíveis, consumo de energia tudo foi codificado e foi feito a compensação. Porém o mais importante é poder trabalhar com as pessoas, pois o impacto ambiental depende de cada um de nós para fazer algo melhor pelo mundo”, declarou Fernando Beltrame.

Como nas edições anteriores, a Braztoa solicitou que os agentes levassem 1 kg de alimento não perecível, como parte da campanha “Entrada Solidária”, promovida em todos os ECBs. Os alimentos arrecadados serão entregues à Casa de Apoio às Crianças com Câncer de Santa Teresa.