Em palestra na feira AVIRRP, em Ribeirão Preto (SP), especialista fala sobre o impacto da internet na venda de serviços turísticos

 

A internet se tornou o principal meio para a busca de informação de destinos no país, de acordo com pesquisa do Ministério do Turismo. A maior parte dos estrangeiros (68,6%) que veio para a Copa organizou a viagem pela internet, embora parte deles tenha comprado pacotes de hotéis e serviços turísticos em agências de viagem.

Atento a esta mudança no perfil do agente de viagem, o professor Marcelo Bispo, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), falou sobre a resistência dos profissionais da área em reconhecer a tecnologia como aliada, em palestra no Encontro Nacional de Agentes de Viagem de Ribeirão Preto e Região (AVIRRP). Bispo falou também sobre a necessidade – e oportunidade – de as agências migrarem do meio físico a para o mundo virtual.

O cenário atual mostra que o turista já fez suas escolhas: atualmente, mais da metade dos bilhetes são vendidos pelos sites das companhias aéreas e já existem bons exemplos de agências de viagem com foco na venda pela internet. É por esta razão que, segundo Bispo, “o agente de viagem tem de fazer o papel de consultor”..

As soluções de realidade aumentada, que unem informações reais, como fotos e vídeos, a gráficos e informações manipuladas pelo computador, podem ser um diferencial na hora de apresentar os destinos aos viajantes. “A tecnologia está ficando mais barata e logo mais, alguém vai oferecer esses serviços para as agências”.

A feira foi aberta nesta sexta, 16, em Ribeirão Preto. A participação do Ministério do Turismo no 18ª AVIRRP – Encontro Nacional das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região, de 15 a 16 de agosto, terá como foco o apoio à comercialização de destinos nacionais. Agentes de turismo e 143 expositores terão a chance de fechar negócios para incrementar o turismo doméstico brasileiro no centro de Eventos Taiwan, em Ribeirão Preto (SP).