Maior operadora de viagens da América Latina registra crescimento de 17,1% nas reservas confirmadas e de 11% nas vendas das mesmas lojas e geração de caixa operacional de R$ 114 milhões no 3T14

A CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens S.A. (BM&FBOVESPA: CVCB3), a maior operadora de turismo da América Latina, informa aos seus acionistas e demais participantes do Mercado o resultado do terceiro trimestre de 2014.

Destaques do período

No terceiro trimestre de 2014 (3T14) as reservas confirmadas cresceram 17,1% quando comparadas com o mesmo trimestre do ano anterior, totalizando R$1.373,7 milhões. Nos primeiros nove meses de 2014 (9M14) as reservas confirmadas cresceram 10,5% em relação a 2013, totalizando R$3.614,1 milhões.

As reservas embarcadas totalizaram R$ 1.077,2 milhões no 3T14, representando um aumento de 1,6% em comparação com o 3T13. Nos 9M14 as reservas embarcadas totalizaram R$ 3.216,1 milhões, crescimento de 11,5% em comparação aos 9M13.

O lucro ajustado antes das despesas financeiras, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) aumentou 1,8% no 3T14, totalizando R$99,7 milhões. Nos 9M14 o EBITDA ajustado foi de R$248,9 milhões, um crescimento de 8,4% em relação aos 9M13.

O retorno sobre o capital investido (ROIC) ao longo dos últimos 12 meses (LTM) findos em 30 de setembro de 2014 aumentou para 39,9%, quando comparado com 35,1% apresentado no mesmo período encerrado em 30 de setembro de 2013.

Comentários da Administração

Os sinais de recuperação observados nas reservas confirmadas durante o mês de julho foram confirmados durante os meses de agosto e setembro. Apesar da realização da fase final da Copa do Mundo da FIFA na primeira quinzena de julho, as reservas confirmadas cresceram 14% em julho de 2014 em comparação com julho de 2013. As reservas confirmadas em agosto e setembro cresceram a uma taxa superior à de julho (correspondendo aos dois melhores meses em reservas confirmadas na história da CVC), resultando no crescimento de 17,1% no trimestre quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Inauguramos 101 lojas nos últimos 12 meses, o que está em linha com o nosso objetivo de abertura de 100 lojas por ano, sendo que 22 foram abertas no 3T14. Nossas lojas são abertas em locais previamente identificados como atrativos pelo nosso comitê de expansão e pelos nossos master franqueados.

Adicionalmente, o canal Agentes Independentes reverteu a tendência negativa do 2T14, apresentando um crescimento de 4,9% no 3T14. Além disso, o canal Online continua a apresentar forte crescimento, com um aumento de 45,2% no 3T14 em comparação com o 3T13. Durante este período, fortalecemos este canal por meio da implementação de novas funcionalidades e de melhorias na experiência de navegação do usuário. Estas mudanças resultaram em um aumento significativo na taxa de conversão, a qual dobrou nos últimos doze meses.

As reservas embarcadas no 3T14 foram adversamente impactadas pela Copa do Mundo da FIFA, sendo que os embarques em julho de 2014 apresentaram retração de 15% em comparação com julho de 2013. O crescimento das reservas confirmadas e reservas embarcadas durante agosto e setembro reverteram a tendência negativa, resultando num crescimento de 1,6% no 3T14 em relação ao 3T13 e de 11,5% no período de nove meses encerrados em 30 de setembro.

Em 2014 realizamos várias promoções com companhias aéreas como Gol, TAM, Avianca American Airlines, Ibéria e Copa e desenvolvemos novos acordos comerciais com parceiros como Costa do Sauípe, Grand Palladium, Iberostar e Villa Gallé, reforçando ainda mais nosso posicionamento no segmento de Resorts.

Adicionalmente, aumentamos o nosso portfolio de produtos através do lançamento de circuitos na Bahia, além de vários destinos para viagens de curta duração (como, por exemplo, Campos do Jordão, Búzios, Guarujá, Olímpia, Angra dos Reis e Parati, etc.).

Adicionalmente, lançamos 57 novos materiais promocionais (mais de 3 milhões de folhetos impressos), com informações sobre os principais, destinos.

Temos focado nossos esforços de Tecnologia de Informação na criação de uma nova plataforma de vendas que será utilizada tanto nos canais offline quanto no online, projeto este que encontra-se em fase  de rollout e tem como objetivo otimizar o processo de vendas.