Embratur, em parceria com entidades ligadas ao setor, promove famtour com operadores do Uruguai

 

Em continuidade às ações para potencializar a vinda de turistas provenientes da América do Sul, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em parceria com a AmazonasTur, Comitê Descubra Brasil e Embaixada do Brasil no Uruguai, junto com a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), realiza um famtour com 14 operadores de turismo uruguaios na Região Amazônica. A companhia aérea Gol também apoiou a iniciativa.


O famtour, que começou no último sábado (1º) e vai até a sexta-feira (07), faz parte da estratégia do Instituto de abrir uma nova frente nos mercados do Mercosul, principalmente no Uruguai, país que enviou 223.508 mil visitantes ao Brasil em 2014, e que aparece em oitavo lugar na lista dos principais emissores.


“Precisamos fortalecer o turismo intrarregional com ações específicas nos mercados sulamericanos. O interesse pelo Brasil cresce cada vez mais entre os uruguaios, que têm escolhido novos destinos brasileiros para visitar e aproveitar férias e feriados prolongados. Dados da operadora BNTour, do Uruguai, mostram que a venda de pacotes para o Brasil durante a Semana Santa, por exemplo, cresceu 20% em comparação com o ano de 2014, sendo a maioria para destinos do Norte e do Nordeste brasileiro”, informa o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz.


A programação inclui visitas à infraestrutura turística, rede hoteleira, restaurantes e pontos turísticos de Manaus. Os representantes uruguaios já puderam acompanhar o Encontro das Águas entre os rios Negro e Solimões, que juntos formam o Rio Amazonas. Além disso, os operadores visitaram o arquipélago fluvial de Anavilhanas, conhecido pelo turismo de interação com botos. Nessa quinta o grupo conhecerá o centro histórico da capital e o famoso Teatro Amazonas.


De acordo com o presidente da Embratur, a preferência dos uruguaios pelo destino Brasil traz a necessidade de diversificar a oferta brasileira. “Para isso, trabalhamos um calendário especial de ações no Uruguai em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, com realizações de workshops com o trade turístico, press trips com jornalistas de veículos influentes, campanhas publicitárias e ações digitais durante todo o ano de 2015”, completou Lummertz.