O evento que aconteceu no Mabu Thermas Grand Resort, contou com apoio do Iguassu CVB que realizou uma palestra de capacitação aos agentes de viagem

Na última semana a cidade de Foz do Iguaçu recebeu, segundo os organizadores, aproximadamente mil convidados do Travel Business Networking – TBN. Realizado no Mabu Thermas Grand Resort, de 27 a 30 de agosto, o TBN é considerado um dos principais eventos brasileiros voltado para agentes de viagem. A edição de 2015 contou com 94 expositores e mais de 11 mil reuniões encontros seguindo o sistema Business to Business – B2B, com agendamentos on-line e espaço para network direto.

Os participantes – agentes de viagem convidados -, recebem todo o suporte com bilhete aéreo, hospedagem e alimentação da organização. Cuidado que funciona como uma contrapartida do compromisso com os agendamentos e a participação em toda a programação. Na qualificação dos convidados, a seleção foi feita através de indicações dos patrocinadores, expositores e parceiros do TBN, em sua maioria, operadores de turismo que realizam uma triagem de seus potenciais clientes.

Segundo a organização, o destino e a forma de hospedagem é parte do processo de qualificação desses convidados. “As escolhas de nossas sedes são sempre em locais de ótima qualidade e queremos que, no momento adequado, esse agente desfrute desse espaço, mas sempre lembrando que seu foco precisa ser voltado ao objetivo principal: negócios e network”, afirma Ricardo Lopes, organizador do evento.

Para o Destino Iguaçu a vinda desses profissionais abriu a possibilidade de apresentar suas atratividades e melhorar sua capacidade de venda. O Iguassu Convention & Visitors Bureau – ICVB - apoiador do TBN 2015 -, com auxílio de seus mantenedores, realizou uma palestra de capacitação para mais de 300 agentes. Elaine Tenerello, consultora de Visitors do ICVB; Guilherme Laurindo Tell, Turismo Itaipu; e Karin Wanda Wolff, Parque das Aves; explanaram sobre as mais diversas formas de vender e se visitar Foz do Iguaçu e a região trinacional.

Elaine Tenerello avalia a ação como importante para a promoção do turismo local. “Durante esses dias tivemos uma excelente oportunidade de apresentar o bem receber do Destino Iguaçu. Tivemos um grande volume de agentes de viagem escolhidos pelos principais operadores de turismo do país, uma garantia de um público bem qualificado, que pôde conhecer nossas atratividades in loco, através de passeios programados, isso, certamente, irá potencializar as vendas da região trinacional a curto e médio prazo”.

A opinião da consultora de Visitors é compartilhada pelo gerente Comercial do Turismo Itaipu, Guilherme Laurindo Tell. “Aproveitamos a oportunidade de em casa apresentar um pouco de nossos atrativos através de uma palestra e no contato direto com esses profissionais. Durante o evento fui procurado por alguns profissionais com interesse em trazer grupos de turismo pedagógico, melhor idade e outros à Itaipu. Muitos desses agentes também puderam conhecer a Visita Panorâmica de Itapu, em um passeio exclusivo, preparado para eles”.

A representante do Departamento Comercial do Parque das Aves, Karin Wanda Wolf, destacou a importância do público nacional para atrativos iguaçuenses. “Foi muito bom poder apresentar o Parque das Aves aos agentes de viagens brasileiros. O público nacional continua sendo nosso maior visitante, e como viajante, esse turista vem buscando cada vez mais passeios que proporcionem uma vivência diferenciada de contato com a natureza. Mesmo fora da programação oficial do evento, o Parque recebeu 119 agentes de viagens para conhecer o passeio, o que nos aponta um interesse individual ao nosso atrativo. Só temos a agradecer e elogiar a organização do evento, pois só ouvimos comentários positivos dos participantes e sentimos isso na prática”.

Além do sistema de agendamento, o TBN ocorreu no formato de feira de negócios, workshops e com palestras voltadas ao setor. Como programação extra, os participantes foram convidados a conhecer as Cataratas do Iguaçu e Itaipu, além de um almoço de encerramento, o Feijão Amigo – evento gastronômicos famoso em todo o Brasil.