Estrutura e legado olímpicos foram o foco da capacitação

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em parceria com a Embaixada do Brasil em Haia e a GOL Airlines, realizou a capacitação de profissionais do trade holandês sobre o “Destino Brasil”. O encontro promoveu a Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016, com vídeo promocional do Boulevard Olímpico. A iniciativa é inédita e faz parte de uma série de workshops com café da manhã típico brasileiro, intitulados “Ontbijt Workshops’’, que divulgam também a cultura e a receptividade brasileira no País.

Durante o treinamento, realizado por meio do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) na Holanda, foram apresentados os atrativos turísticos de diferentes regiões do Brasil, enfatizando a realização da Rio 2016 e os equipamentos olímpicos e estrutura preparada para o mundial. Também foi retratada a infraestrutura oferecida para receber turistas de todo o mundo que estarão na cidade durante os Jogos, além do legado do mundial.

Para o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, a ação é fundamental para mostrar aos holandeses as riquezas do Brasil, reforçando o convite para os Jogos, nesta reta final. “Estamos trabalhando para ampliar o fluxo turístico da Holanda para o Brasil e esse desafio passa por treinamentos dos profissionais que comercializam o destino. O Rio de Janeiro é o nosso cartão-de-visita e a porta de entrada para uma nação que tem muito a oferecer ao turismo em termos de belezas naturais, esportes, gastronomia e cultura”, enfatiza Lummertz.

Na ocasião, a GOL detalhou informações sobre malha aérea e novidades em serviços e produtos. Entre os operadores presentes, a Sapapana Travel promoveu as diferenças culturais entre as regiões brasileiras para o público e a diversidade do País. Também estiveram presentes a Braziltours, mais antiga operadora especializada no destino Brasil na Holanda, e a ATPI, revendedora oficial dos tickets para os Jogos do Rio no mercado.

Neste ano, a Embratur realizou diversas ações de promoção do Brasil e da Rio 2016 na Holanda, entre as quais estão a Vakantiebeurs, principal feira do mercado, realizada na cidade de Utrecht, o Workshop países nórdicos (Dinamarca, Noruega e Suécia), em conjunto com a TAP e o RIOCVB. Também foi feita apresentação de destinos e estande promocional no United Travel Colours, na cidade de Woerden; e, dos Jogos Olímpicos, para 400 empresários no International Business Day, em Aalsmeer.

De acordo com o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur, Gilson Lira, é importante estreitar relações com outras organizações que tenham objetivos comuns ao desenvolvimento do turismo. “Assim podemos potencializar a promoção do Brasil como destino e com essa movimentação, buscar evidenciar o papel do Turismo como alavanca para o crescimento do País”, conclui.

Mercado holandês

A Holanda é o 18º maior emissor global de turistas para o Brasil. Somente em 2015, mais de 81 mil turistas holandeses visitaram o País, segundo dados do Anuário Estatístico do Turismo. A maioria procura viagem de luxo ou turismo na terceira idade. Procuram sol e praia, ecoturismo e cultura. Enxergam o Brasil como um destino exótico, e com natureza exuberante e entendem os brasileiros como pessoas alegres e animadas.