Agente deve estar preparado para vender mais e melhor

Embora o seguro seja essencial para qualquer viagem, ele ainda não está na lista de prioridades dos turistas brasileiros. No Brasil, apenas 10% dos turistas se preocupam em contratar um seguro para viagens internacionais, e este percentual é ainda menor para as viagens nacionais. Por isso, é papel do agente de viagens mostrar a importância desse item para que as férias do seu cliente sejam livres de preocupações.

Segundo Taís Mahalem, Head de Marketing e Digital da APRIL Brasil Seguro Viagem, os agentes de viagens e corretores têm papel fundamental no aconselhamento e oferta dos produtos mais adequados para cada tipo de viagem. “Sabemos que durante o lazer, ninguém quer pensar em imprevistos e emergências, mas eles acontecem o tempo todo e os viajantes precisam estar preparados para contratempos. Por isso, o ideal é explicar os benefícios que cada cobertura proporcionará caso necessário”, avalia a executiva.

Pensando nisso, a APRIL Brasil Seguro Viagem preparou um manual com os melhores argumentos para vender mais e melhor o seguro viagem nacional.

Conscientizar sobre a importância do seguro

O seguro viagem é uma forma de preservar a integridade financeira do passageiro, pois auxilia não só em urgência e emergência médicas, mas em diferentes tipos de imprevistos. Além das Despesas Médicas, Hospitalares e Odontológicas para acidentes e doenças, o seguro viagem nacional ainda evita que o segurado use o sistema público de saúde e oferece outras garantias como: cancelamento de viagem, extravio de bagagem, atraso de voo, entre outras. O custo benefício desses produtos é enorme: na APRIL, o seguro viagem nacional custa a partir de R$ 5/dia.

Focar nos diferenciais do produto

No ato da venda, o agente de viagem deve considerar os riscos, mas focar nos diferenciais e benefícios do produto. A APRIL oferece opções completas e garantidas pela maior seguradora do mundo, a AXA Seguros, a partir de 70 km da residência do segurado. Todos os planos cobrem esportes, amadores ou profissionais, e mais de 50 modalidades esportivas, bem como doenças preexistentes e gestantes. Além disso, logo no início da pandemia, a APRIL lançou o serviço de Telemedicina - em menos de 15 minutos o viajante é atendido.

Destacar a Central de Atendimento própria

Na APRIL, o segurado tem à sua disposição uma Central de Atendimento 24h, que é própria e reconhecida pela excelência dos serviços, com atendimento multicanal. É possível entrar em contato por telefone (inclusive ligações a cobrar), WhatsApp, e-mail, usando a Assistente Virtual Margot ou o APP “APRIL Móvel”. Os profissionais da central de assistência identificarão exatamente qual a necessidade do atendimento e farão o direcionamento para as melhores opções dentro da rede credenciada.

Explicar a diferença entre seguro viagem e plano de saúde

No Brasil, menos de 20% dos planos de saúde têm cobertura nacional, o que significa que muitos viajantes precisariam usar o sistema público de saúde em caso de emergência fora da sua cidade ou Estado. Além disso, o plano de saúde não cobre odontologia e nem imprevistos como extravio de bagagem ou cancelamento de viagem. O seguro viagem cobre, inclusive, repatriações e retorno do segurado, ou seja, organiza e cobre os custos de retorno para a cidade de seu domicílio, trazendo-o de volta para as coberturas do seu plano de saúde.

Reforçar as vantagens e a tranquilidade de viajar segurado

Focar no perfil do viajante e suas necessidades é um diferencial que estabelece uma relação de confiança com o cliente. Dessa forma, ele entenderá que o seguro viagem é um item de primeira necessidade. Entre as vantagens do seguro destacam-se: cobertura para atraso ou cancelamento de voo, extravio de bagagem, necessidade de assistência médica ou assistência odontológica, acidente durante prática de esportes, furto qualificado de equipamentos eletrônicos, extensão de hospedagem por cancelamento de voo, garantia de retorno ou regresso antecipado, entre outros.