A startup de viagens Pinguim anunciou nesta semana a contratação de Cláudia Backes, como Chief Marketing Officer (CMO). A profissional chega com a missão de liderar a comunicação e as campanhas de marketing da marca, colaborando com o novo posicionamento de mercado da startup.

"Este ano promete ser muito estratégico para a recuperação do setor de turismo. Após um ano muito difícil, entendemos que o Pinguim é mais do que uma plataforma para encontrar companhias para viagem. A partir de agora, ele torna-se uma rede social, com um enorme potencial para que os usuários organizem ali toda a sua viagem: desde o planejamento inicial até a inclusão de boas memórias e momentos marcantes", explica.

Cláudia é publicitária formada pela Unisinos e pela Concordia University, possui MBA em Marketing Digital (ESPM) e tem mais de 10 anos de experiência. Iniciou a carreira em agências de publicidade, já atuou em multinacionais como SAP e HCL Technologies e ambientes do ecossistema de startups no Brasil e Canadá, incluindo passagem recente como sócia na StartSe.


"A minha vontade de empreender no turismo começou há cerca de quatro anos, quando comecei a desenhar um plano de negócio de uma startup que conectava viajantes pelo mundo. Ele acabou não saindo do papel e ficou esquecido na gaveta. Então, no final de 2020, fui convidada a assumir a área de Marketing no Pinguim e vi que muitas das minhas ideias lá de 2016 convergiam para a construção de uma Travel Social Network", relembra a executiva. "Estar à frente da estratégia de marketing do Pinguim e contribuir para escalar o negócio será um grande e prazeroso desafio", comemora.