De acordo com uma nova pesquisa global da SITA, líder mundial em comunicação e soluções de TI para a indústria aérea, os passageiros do Hartsfield-Jackson Atlanta, aeroporto mais movimentado do mundo, estão ansiosos para usar os serviços móveis durante toda a viagem.

 

A SITA/Air Transport World Passenger IT Trends Survey aponta que 51% dos entrevistados comprariam bilhetes através do celular, o maior índice em todos os aeroportos pesquisados.

Os passageiros de Atlanta também foram os mais receptivos a acessar os serviços através de aplicativos em seus smartphones durante as viagens. Aproximadamente 65% dos passageiros de Atlanta usariam seus celulares para fazer alterações de voos, em comparação com uma média global de 47%. Além disso, 60% dos passageiros usariam o celular para adquirir serviços auxiliares, como atualizações de assento, refeições e estacionamento, contra uma média global de 39%.

Este é um grande salto em relação ao ano anterior, quando apenas 35% dos entrevistados disseram que usariam os aplicativos de smartphones para a compra de serviços auxiliares. Este aumento aponta uma mudança significativa no uso do celular para aquisição de serviços de viagem.

“A pesquisa da SITA mostra que temos uma grande oportunidade de aumentar a receita e criar uma viagem perfeita para os passageiros, oferecendo mais serviços móveis," diz Miguel Southwell, gerente geral interino do Aeroporto Internacional de Atlanta. "Entre nossos passageiros, 82% possuem smartphones, a mais alta taxa de todos os aeroportos pesquisados. E eles fazem questão de usá-los para tudo, desde o check-in até o embarque para ter acesso a informações e compra de produtos e serviços.”

A mudança de atitude em relação à compra de serviços de viagens em dispositivos móveis ainda não corresponde ao uso dos mesmos pelos passageiros. No dia da pesquisa, nenhum dos passageiros comprou a passagem através do celular. Mais de 62% disseram que a usabilidade é a principal dificuldade para acessar esses serviços. Isso demonstra a necessidade de fornecedores para facilitar o uso dos aplicativos de smartphones e também deixá-los mais atraentes.

O uso de dispositivos móveis está crescendo para outras áreas de autoatendimento. Na hora de fazer o check-in, os passageiros de Atlanta escolhem outras opções de autoatendimento, como quiosques ou check-in online através de computadores, antes de optar pelo check-in móvel. No entanto, 38% já utilizam o check-in móvel, ‘regularmente’ ou 'às vezes’' - o maior uso de todos os aeroportos pesquisados - em comparação com uma média global de 31%. No dia da pesquisa, 11% dos passageiros utilizaram seus celulares para fazer o check-in, um aumento significativo de 3% em relação a 2011.

Os passageiros de Atlanta também estão usando os cartões de embarque móveis com mais frequência. No dia da pesquisa, 10% dos passageiros embarcaram com um cartão de embarque móvel.

Paul Houghton, presidente da SITA para as Américas, diz: “Ao longo dos anos, nossas pesquisas têm mostrado que os passageiros de Atlanta têm uma forte preferência pelo autoatendimento. No entanto, a pesquisa deste ano aponta um grande aumento no desejo de utilizar os serviços móveis durante as viagens - especialmente para comprar bilhetes e serviços auxiliares. Como a maioria dos passageiros já possui smartphones, as companhias aéreas e agências de viagens podem gerar novas receitas através da criação de relacionamentos mais sólidos com os passageiros, através de seus dispositivos pessoais. Eles podem oferecer os serviços, na hora que o passageiro mais precisar.” 

Estes resultados são da 8a SITA/ATW Passenger Self-Service Survey, realizada com 2.489 passageiros originários de mais de 70 países. A amostra contou com passageiros que viajavam a negócios, lazer e frequentadores ocasionais e assíduos pelos eixos dos seis principais aeroportos mundiais: Aeroporto Internacional de Abu Dhabi; Internacional da Capital Pequim; Internacional de Frankfurt; Hartsfield-Jackson, Atlanta; Internacional de Chhatrapati Shivaji, Mumbai; e Internacional de Guarulhos, São Paulo. 

Mais informações sobre esta e outras pesquisas da SITA, acesse:  www.sita.aero/surveys-reports