Objetivo é oferecer aos associados melhores condições de competitividade e ajudá-los na superação dos atuais desafios. Com o intuito de oferecer aos associados melhores condições de competitividade e ajudá-los na superação dos atuais desafios, a Abav-RJ (Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro) promoveu a palestra "Centrais de Negócios para Lideranças", uma iniciativa do Proagência II, parceria da Abav e Sebrae Nacional.

No encontro, o gestor estadual de associativismo do Sebrae, Ricardo Amaral, e o consultor da instituição, José Antônio Pereira, apresentaram o modelo de Centrais de Negócios, que sugere o agrupamento de agências de viagens de pequeno e médio porte, que tenham interesses em comum, para desenvolver ações econômicas conjuntas.

Segundo Pereira, o associativismo fortalece pequenas e médias agências que, atualmente, fazem parte de um cenário econômico cada vez mais competitivo. “Qualquer ação em conjunto traz um retorno muito melhor”, garante o consultor. Para Amaral, o modelo de Centrais de Negócios é um caminho que, mais adiante, se tornará obrigatório. “O associativismo é exigência do mundo globalizado, quem caminhar sozinho pode estar predestinado ao fracasso”, avisa o gestor.

Além do maior potencial de competitividade, os profissionais ressaltaram outros benefícios do associativismo, como o aumento da rentabilidade, o acesso a novos nichos de mercado e a tecnologias com custo reduzido, a maior capacitação de mão de obra, a troca de experiências e maior acesso à informação e a redução de custos com compras conjuntas.

O Sebrae criou uma metodologia que orienta os grupos de agentes de viagens interessados no associativismo, coordenando as ações conjuntas de acordo com a realidade e necessidades de cada um. O programa consiste em seis etapas. Todo o processo de formação dos grupos levará cerca de nove meses. Quem quiser participar de uma Central de Negócios pode entrar em contato com Patrícia Mattos, do Sebrae, através do telefone (21) 2212-7936 ou email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas no endereço: http://www.sebraerj.com.br/main.asp?View={1741C46D-046B-4F3B-8C65-BFF1B096A735}