Profissionais que atuam em sete municípios cearenses já iniciaram a capacitação
 

Por Amanda Costa (Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo)

O Ministério do Turismo iniciou na última segunda-feira (29.03) um curso gratuito voltado a profissionais que atuam no setor de turismo na Rota das Emoções, no estado do Ceará. O curso “Hospitalidade: empreendedorismo, atendimento, gestão e planejamento em turismo” alcança 130 profissionais distribuídos em sete municípios cearenses:  Fortaleza, Trairi, Jijoca de Jericoacoara, Camocim, Cruz, Barroquinha e Chaval.

“O nosso objetivo é oferecer aos trabalhadores do setor de turismo a possibilidade de desenvolverem habilidades que sejam diferenciais em suas carreiras. Ou seja, que esse conhecimento adquirido contribua para o aperfeiçoamento profissional e a prestação de um serviço mais qualificado ao turista”, destaca o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França.

A qualificação é ofertada na modalidade EaD (ensino a distância), com um total de 60 horas, sendo prevista a conclusão para o dia 09 de abril. Durante a capacitação serão abordados temas como hospitalidade, empreendedorismo e gestão em marketing.

A realização do curso é uma parceria entre o Ministério do Turismo, a Rede de Qualificação Profissional em Turismo do Litoral do Piauí, a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI).

A Rota das Emoções é um dos 30 destinos turísticos considerados estratégicos para o país previstos no programa Investe Turismo. Lançado pelo Ministério do Turismo, com apoio do Sebrae e Embratur, o programa objetiva acelerar o desenvolvimento, promover e aumentar a qualidade e a competitividade de rotas estratégicas brasileiras.

ROTA DAS EMOÇÕES - A Rota das Emoções conta com atrativos de Sol e Praia, Ecoturismo e Turismo de Aventura. O litoral é próprio para surf, windsurfe e kitesurf, entre outros esportes náuticos praticados, inclusive, em lagoas. Engloba, ao todo, 17 municípios localizados nos estados do Ceará (7), Maranhão (6) e Piauí (4), de acordo com o agrupamento previsto no programa Investe Turismo.

No Ceará, por exemplo, é possível desfrutar desde um passeio em veículos 4x4 pelas dunas de Jericoacoara, percorrer as praias desertas com águas calmas de Trairi até apreciar, em Camocim, o encontro do rio dos Remédios com o mar.

QUALIFICA + TURISMO - Esta qualificação integra o programa Qualifica + Turismo, que busca identificar as reais demandas e necessidades de capacitação nas 30 rotas turísticas estratégicas do país, a partir de um mapeamento produzido pela Universidade de Brasília (UnB), por meio do Centro de Excelência em Turismo da universidade. E, desta forma, é possível oferecer o curso mais indicado a cada uma destas localidades, buscando maior eficiência e engajamento dos profissionais e gestores que atuam no setor.

 

 

Siga-nos