Presidente do Instituto garante que a Rio 2016 será a porta de entrada para atração de mais turistas internacionais

Vinícius Lummertz, presidente da Embratur, durante reunião do Fornatur

 

 

 O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, garantiu aos secretários estaduais de Turismo, reunidos nesta quarta-feira (20), em Brasília, que o Instituto vai intensificar o fluxo de informações para divulgar os destinos turísticos de todo o Brasil, em especial durante a Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016, que será a porta de entrada do País para potencializar a vinda dos turistas internacionais.

“A Olimpíada é no Rio, mas não podemos deixar de aproveitar a oportunidade para vender outros destinos desse nosso Brasil tão rico em diversidade cultural, gastronômica e patrimônios históricos”, disse Lummertz. Ele destaca que é o câmbio está favorável para os turistas estrangeiros e ainda há a isenção do visto de turismo para americanos, canadenses, japoneses e australianos. “A Olimpíada é uma grande chance, mas nosso esforço para atrair turistas internacionais não se esgota aí”, reforçou.

O próximo encontro do Fórum Nacional de Secretários de Turismo (Fornatur), que se reúne mensalmente, será no período olímpico. O presidente da entidade, Nilo Sérgio, também secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, comentou que é preciso que se mantenha essa união para que o Brasil todo saia ganhando.

Os secretários consideraram ainda muito positiva a iniciativa do presidente da Embratur em propor aos demais órgãos do governo federal a extensão da dispensa do visto de turismo para o período pós-olímpico. “Essa isenção foi uma bela conquista, sem dúvida, mas é preciso avançar, extinguindo de vez a necessidade do visto, ou pelo menos estendendo até o próximo verão”, comentou o presidente do Fornatur.

Lummertz, acompanhado dos diretores da Embratur Gilson Lira, Tufi Michreff Neto e Sérgio Flores, também tomou conhecimento de mais detalhes da ação integrada que a Avianca está fazendo em parceria com o Instituto para atrair mais turistas estrangeiros durante o período olímpico e pós-olímpico.

O diretor de Vendas Internacional da Avianca Brasil, Ian Gillespie, que na terça-feira havia anunciado descontos nas passagens com destino a Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo, bem como facilitar a compra de bilhetes para outros destinos no País a partir dos aeroportos principais, mencionou que a Avianca venderá uma espécie de passaporte em que, comprando um bilhete, o passageiro possa desembarcar em pelo menos três destinos diferentes.