Cinquenta e três mulheres pilotos comandam as aeronaves da companhia em voos domésticos e internacionais

Alcançar o posto de piloto de aviação comercial pode ser considerado uma vitória para muitos homens que sonham com a profissão de aviador. Se essa conquista for de uma mulher, então, o sabor é ainda mais especial. O comando das aeronaves, embora ainda muito ligado ao sexo masculino, vem sendo cada vez mais controlado por elas. No Dia Internacional da Mulher, a ser celebrado amanhã, a Azul se orgulha de defender a marca de companhia área brasileira com o maior número de pilotos do sexo feminino.

Das 53 pilotos mulheres da empresa, 13 são comandantes e outras 40 copilotos. Elas operam os diferentes modelos de aeronaves que compõem a frota da Azul, desde os ATR’s, que comportam 70 Clientes, passando pelos jatos da Embraer e os Airbus A320neo e A330, este último com capacidade para até 274 assentos. Natural de Minas Gerais e primeira comandante do maior avião da companhia, Bethania Porto lembra que chegar ao topo da carreira não foi fácil. Depois de passar por anos de estudos e superar diversos obstáculos, a comandante espera que seu exemplo sirva de inspiração para futuras aviadoras. 

A presença feminina no comando dos aviões da companhia, que já é a maior entre as empresas áreas brasileira, apresentou crescimento nos últimos anos. De portas-abertas para acolher todos os gêneros, a Azul espera preencher parte das oportunidades em aberto com novas pilotos.

“Aos poucos, estamos conseguindo ampliar o quadro de pilotos do sexo feminino em nossas aeronaves. Sabemos da capacidade que elas têm. São sempre muito bem formadas, disponíveis e com a vontade de servir, que é a principal marca da tripulação da Azul. Queremos que os exemplos que temos hoje na companhia despertem ainda mais o interesse do público feminino pela aviação comercial”, ressalta Macari.