A Pousada Praia do Portinho, localizada em Ilhabela, recebeu na última semana do IFC (International Finance Corporation) um prêmio por sua iniciativa em ampliar seu programa de eficiência de energia. O IFC, órgão do Banco Mundial, concedeu este prêmio às empresas que adotam medidas de competência energética e que se tornaram cases. A premiação foi realizada no hotel Renaissence, em São Paulo, durante o Sustentability Day. Inaugurada há três anos, a pousada foi a única do litoral norte de São Paulo a conquistar o prêmio.
Segundo o proprietário da pousada, Leopoldo Pedalini Neto, com o programa proposto o estabelecimento, que já possuía ações de redução de consumo de energia deverá contabilizar uma economia adicional de até 30%. Para chegar a esta meta, a Pousada Praia do Portinho, já reconhecida por sua reocupação ambiental, ingressou no Programa Pró-Hotéis de Eficiência Energética, que concede linhas especiais de crédito para investimentos no programa. A redução de gastos de energia elétrica anual deverá ser em torno de R$ 18 mil. “O valor do investimento será pago justamente com a economia que iremos alcançar com o programa”, explicou Neto.
Uma das medidas adotadas pela pousada é relacionada ao uso dos equipamentos de ar condicionado em seus 20 apartamentos, que eram responsáveis por grande parte do consumo de energia. Para reduzir os custos, será instalado em cada unidade um sensor de calor e de presença dos hóspedes. Com isso, os equipamentos só poderão ser acionados com os hóspedes no interior dos apartamentos. Além disso, já foi instalada uma câmara frigorífica para condicionamento de congelados, que substituirá os seis freezers adquiridos após a pousada abrir o setor gastronômico para o público em geral. Também será instalado um gerenciador de energia via web junto ao relógio de entrada garantindo assim, o controle de eventuais perdas.