Pin It

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, deu posse na manhã desta segunda-feira, 19 de agosto, no Palácio da Cidade, aos integrantes do novo Conselho Municipal de Turismo. Criado pelo decreto municipal 46.241, no último dia 18 de julho, o conselho tem por objetivo desenvolver políticas públicas para o setor e, com isso, alavancar o turismo na cidade e no estado, por meio de projetos integrados que vão auxiliar na geração de negócios, emprego e renda.

"O conselho certamente nos dará diretrizes, nos indicará onde podemos agir para incentivar cada vez mais o turismo no Rio de Janeiro", afirmou o prefeito.

Ao todo, 38 entidades, entre públicas e privadas, fazem parte do conselho, que será presidido pelo secretário municipal de Turismo, Paulo Jobim. Entre os desafios do novo conselho, está o de tornar ainda mais expressivos os números do setor na cidade. Dados da ABIH-RJ mostram que, no comparativo 2018-2019, houve crescimento na ocupação hoteleira no estado no primeiro trimestre. A média em 2018 fechou em 57,98% e em 2018, 76,12%.

"O papel, a missão deste conselho é construir políticas públicas na área de turismo de longo e médio prazo, de olho no futuro mas com os pés no chão. Desenvolver um plano estratégico com metas e ações. Atender a necessidade de superar obstáculos que restringem o potencial turístico. Precisamos nos reunir e pensar juntos", disse Paulo Jobim.

Com o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21” e expectativa de público de 20 mil profissionais da área, o congresso vai transformar o Rio no epicentro do debate sobre o futuro das cidades do mundo. Promovido pela UIA e com a organização do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o evento convida especialistas e entusiastas de metrópoles mais dinâmicas, justas e sustentáveis a debater, entre os dias 19 e 23 de julho de 2020, soluções para os desafios urbanos.

Durante seu discurso no evento, o prefeito defendeu a instalação de cassinos na cidade como forma de atrair emprego e renda. Uma maneira de incentivar ainda mais o turismo no Rio. Ele ressaltou também os grandes investimentos que vêm sendo feitos nas áreas de manutenção e segurança.

Participaram do evento instituições como a ABAV RJ, FBHA, Rio Convention & Visitors Bureau, Setur, RIOTUR, ABIH RJ, Coordenadoria Geral de Relações Internacionais, do Gabinete do Prefeito e entre outras.