No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Turismo, data especial para quem adora viajar, conhecer lugares novos e vivenciar experiências turísticas. Viajar é uma oportunidade única de sair da sua zona de conforto e conhecer novas culturas. Com a tecnologia, viajar ficou mais fácil, prático, rápido e, principalmente, barato. Confira, abaixo, aplicativos para aproveitar o Dia Mundial do Turismo gastando pouco.

HotelQuando - Querendo aproveitar o Hotel de alguma cidade e ainda pagar pouco por isso? A HotelQuando aplicativo, disponível para iOS e Android, permite fazer reservas em hotéis por períodos de 3, 6, 9 ou 12 horas, ou seja, você paga apenas pelo período que vai ficar hospedado. É possível fazer uma visita rápida em uma cidade e ainda desfrutar da comodidade do hotel como piscina e café da manhã.

Zazcar - Prefere ir de carro para conhecer uma nova cidade? Ou conhecer os pontos turísticos de uma região de uma forma rápida? Uma ótima opção é usar um veículo próprio para ir e vir quando quiser. Mas você não tem carro ou não quer utilizar o seu? Sem problemas! A Zazcar resolve o problema. A startup oferece locação de carros por hora e não por diária, como nas locadoras tradicionais, tudo via app. Recentemente, a empresa também lançou pacotes de 12h, 24h, 30h ou 48h, para viagens mais longas. A cobrança é feita com base em um cálculo que leva em consideração quilômetros rodados (R$ 0,50 por km) e tempo de uso (R$ 8/hora). Disponível para iOS e Android.

Cuponomia - No Cupomania, portal que reúne cupons de descontos dos principais players de comércio eletrônico do país, é possível encontrar ofertas das principais companhias aéreas, além de pacotes de viagem e hospedagem.

Skyscanner - O Skyscanner monitora preços de passagens áreas e envia alertas avisando quando o preço da viagem estiver mais barato. Também conta com um calendário que destaca os melhores dias do mês para fazer a compra com desconto.

Couchsurfing - O Couchsurfing é uma rede social formada por turistas que oferecem abrigo de graça no "sofá" de casa. Disponível em diversas cidades do mundo, inclusive no Brasil. O site também monitora a opinião dos usuários e as avaliações feitas depois da hospedagem.

PedidoJá - Para quem pretende passar as férias longe do fogão, não tem muita habilidade na cozinha ou mesmo para aqueles dias que a programação foi intensa e todos estão cansados, a dica é baixar o app do PedidosJá, disponível para iOS, Android e Windows Phone. Presente em 200 cidades brasileiras e com mais de 6.000 restaurantes, entre eles pizzarias, hamburguerias, lanchonetes e temakerias, além de casas especializadas em culinária árabe, japonesa, chinesa, italiana, entre outras.