Pin It

A Costa Cruzeiros, a Associação Italiana de Esclerose Múltipla (AISM) e a Costa Crociere Foundation anunciam um projeto que visa tornar as férias mais acessíveis às pessoas com mobilidade reduzida. Pela primeira vez no mundo, o setor de cruzeiros oferece aos portadores de deficiência a possibilidade de participar de excursões em grupo, sem custo adicional, com acessibilidade verificada pela AISM e de acordo com as mais avançadas boas práticas internacionais.

As novas excursões, chamadas Adagio Tours, estarão disponíveis para reservas a partir de 1º de janeiro de 2019 nos cruzeiros do Costa Diadema pelo Mediterrâneo. Em todos os portos de escala do mega navio será oferecida pelo menos uma excursão em grupo acessível a todos, incluindo hóspedes com mobilidade reduzida permanente ou temporária, sem custo extra.

A lista de excursões abrange, atualmente, visitas às cidades de Gênova, Marselha, Barcelona, Palermo, Roma, Palma de Maiorca e Cagliari. Os programas Adagio Tours foram desenvolvidos considerando todos os hóspedes da Costa Cruzeiros que tenham a necessidade de aproveitar os destinos escolhidos em um ritmo mais lento, com mais tempo para descobri-los ou redescobri-los, como os idosos, pais com carrinhos de bebê e hóspedes com mobilidade reduzida permanente ou temporária.

As novas excursões foram planejadas, testadas e verificadas por um grupo de 15 mulheres portadoras de esclerose múltipla, treinadas e selecionadas pela AISM no projeto WAT! Women Acessibility Tourism (Turismo Acessível para Mulheres), fundado pela Costa Crociere Foundation. Apaixonadas por viagens e turismo, essas mulheres — estudantes, recém-formadas, trabalhadoras de meio período ou profissionais sem emprego permanente —, participaram de um treinamento específico de 160 horas em terra e a bordo dos navios da Costa, aproveitando a experiência da AISM e da equipe de especialistas em excursões da Costa Cruzeiros.

O treinamento começou com excursões já incluídas no portfólio da Costa. O grupo pôde contribuir no planejamento das saídas, testando-as em primeira mão e levando em consideração todos os detalhes relacionados à acessibilidade, como mapeamento de rotas e experiência turística de atrações locais. As habilidades adquiridas também ajudarão as participantes a encontrar emprego no setor de turismo sustentável.

A Adagio Tours complementa os outros serviços que a Costa já oferece aos hóspedes com deficiência a bordo de seus navios. Todos incluem cabines adequadamente equipadas, e são livres de quaisquer barreiras arquitetônicas. Os hóspedes que precisam de assistência especial também podem se beneficiar de viagens gratuitas para um acompanhante na mesma cabine. Serviços prioritários de embarque e desembarque e assentos reservados no teatro, nos decks da piscina e nos restaurantes também são garantidos. A AISM é a única organização italiana dedicada a todos os aspectos da esclerose múltipla. Funciona desde 1968 e não tem fins lucrativos.