No nordeste há muito o que explorar e se divertir com total tranquilidade e segurança

Por Camila Cherem - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Redação JT

O estado da Paraíba, localizado no centro da região Nordeste é dotado de beleza incomparável distribuída nos 223 municípios. O estado é ideal para quem quer se divertir com muita segurança e tranquilidade. O litoral paraibano tem uma extensão de 130 km e o visitante poderá contar com 56 praias naturais, urbanizadas, areias claras e mar verde azulado em que as águas têm a temperatura térmica de 28 graus Celsius.

Com cenários históricos, a Paraíba transborda a cultura nordestina, formada e influenciada pelas raízes indígenas e herança dos invasores europeus (portugueses, holandeses e africanos), o estado é rico em manifestações populares, folclóricas e festas juninas.

As variadas comidas típicas da localidade se destacam na gastronomia brasileira. No litoral degustam-se pratos feitos com frutos do mar, assim como, as comidas regionais à base de carne de sol e de bode. Por todo o estado, o cuscuz, a macaxeira, o feijão verde e o queijo de coalho ganham status de comidas diferenciadas nos restaurantes especializados. Por ser uma terra fértil, na Paraíba, se produz uma variedade de frutas tropicais como o coco, abacaxi, manga, mangaba, banana, melão, entre outros.

Desta forma, com tantos pontos positivos, fica muito fácil vender o destino. “O nosso objetivo é promover a Paraíba no Brasil de forma mais contundente e com ações específicas no Exterior, para alcançar o crescimento da cadeia produtiva do Turismo, desde o destino principal que é o litoral, até outras regiões do Estado”, disse João Wharles Portela, Consultor Geral. “Como temos mostrado nos inúmeros treinamentos que temos realizado para agentes de viagens, atendentes de lojas e call centers, dentro ou fora das grandes e médias operadoras Brasil afora, é fácil vender o Destino Paraíba, por que é a satisfação garantida dos seus clientes. O Destino tem opções para diversos públicos, mas o que temos recebido mais é o Turismo Familiar, com grupos em média de quatro pessoas, turismo para jovens, com atividades de aventura e opções noturnas, bem como para o público da melhor idade, que busca tranquilidade e atividades culturais”, completou.

A campanha deste ano é clara: “Na Paraíba há muito mais que Sol e mar. É viver no paraíso!”. Segundo Wharles, o Governo do Estado, através da PBTUR tem uma aliança muito forte com as principais instituições do Trade, como ABIH, Convention e Visitors Bureau de João Pessoa e Campina Grande, ABRASEL, e também com a FECOMÉRCIO e o SEBRAE, que juntos tem sido uma grande força promovendo ações e treinamentos diversos nos principais pólos emissores do país (Sudeste), bem como temos prospectado novos emissores, principalmente nas regiões sul e Centro-Oeste, além do Nordeste. As prefeituras de JPA, CG, Cabedelo, Conde e Bananeiras também têm sido parceiras em inúmeras ações. O Ministério do Turismo tem patrocinado algumas ações específicas na Paraíba.

O próprio turista brasileiro desconhece a região em que vive e por isso, não exploram os lugares que o país oferece para a sua própria diversão e bem estar. “Estamos agindo fortemente com uma campanha para divulgar a Paraíba e apresentar lugares que antes não eram tão conhecidos. A Paraíba está em parceria com algumas agências de viagem para treinar seus agentes e aumentar o número de vendas para o destino”, afirmou Christiane Pereira, da Luck Receptivo de João Pessoa.



Campina Grande

























Com mais de 380 mil habitantes, a cidade é um polo tecnológico, universitário e industrial. Tem uma forte tendência à realização de grandes e consolidados eventos, a exemplo de “O Maior São João do Mundo”, que durante 30 dias, este ano agendado para o dia 07 de junho até 07 de julho, atrai visitantes de vários países, movimentando a economia de toda região.

Na festa “O maior São João do Mundo” é realizado o “casamento coletivo” que acontecerá no dia 17 de junho e conta com a participação de 300 casais. Para fazer parte do “casamento coletivo” é necessário fazer o cadastro pela prefeitura e levar os documentos necessários, porém os candidatos devem ser moradores da região.

O Parque do Povo abriga a festa “O Maior São João do Mundo” que é o grande Forródromo, ele se divide em várias ilhas para todos os gostos. Tem a ilha da gastronomia para o visitante conhecer a cozinha paraibana; a ilha da Nova Rainha para quem deseja levar uma lembrancinha, por exemplo, feita de algodão, pois somente em Campina Grande o algodão nasce colorido. Além disso, o turista poderá ver de perto o talento e a criatividade dos artesãos paraibanos.

O visitante se sentirá abraçado pela cidade. “O povo paraibano é atencioso com as pessoas, dá valor a tradição e a cultura. Lá os visitantes encontrarão isto e poderão dizer que o local é bonito”, disse Marianna Coelho, Assessora da Secretária Municipal de Campina Grande. “Em Campina Grande tudo é grande, a gente diz até que o “fim do mundo” será o maior do planeta, por que tudo é extenso e exagerado na cidade!” completou.

Com ótima estrutura para eventos pequenos e médios há o Centro de Convenções Raimundo Asfora, que funciona nas dependências do luxuoso Hotel Garden. Não falta lugar para se divertir em Campina Grande, aqui a sua alegria está garantida!

Clique aqui e veja a revista:



João Pessoa



Com belas praias e um ótimo comércio, João Pessoa é a cidade ideal para quem zela pela qualidade de vida. A prática de esportes à vela e náuticos como o windsurf e kitesurf são esportes que o local proporciona além da orla pessoense possuir ciclovias, calçadas amplas para caminhadas e acessibilidade às pessoas com necessidade especiais.

João Pessoa possui uma vasta beleza arquitetônica e cultural. Por ser a terceira capital mais antiga do Brasil, os visitantes poderão fazer um “city tour” para ver muitos pontos históricos em cada canto da cidade, por exemplo, a Igreja de São Francisco, um dos mais importantes complexos barrocos do país.

O centro de convenções da Paraíba, a estação Cabo Branco, o espaço cultural José Lins do Rego e os hotéis, são lugares ideias para a realização de eventos e muita diversão. Porém, João Pessoa tem muito mais a oferecer, pois o turista poderá conhecer a praia do Seixas, onde o Sol nasce primeiro; a praia do Cabo Branco, de areias brancas e mar de temperatura prazerosa; a praia de Tambaú, com piscinas naturais de formação coralínea que aparecem na maré baixa; praia de Manaíra, ideal para passeios em família e encontro dos adeptos do windsurfe e kitesurf; a praia do Bessa, que após um ótimo dia de praia, à noite, os bares e restaurantes oferecem variado cardápio com comida regional e internacional, além de show de Música Popular Brasileira (MPB).

Para quem curte o verde há o Jardim Botânico, o parque Arruda Câmara e uma linda lagoa no Parque Solon de Lucena, um dos cartões postais de João Pessoa. “A Paraíba é surpreendente, os municípios são lindíssimos e interessantes para o turismo, principalmente João Pessoa, que o visitante se encantará com lugares incríveis”, disse Roberto Brunet, secretário de Turismo de João Pessoa. “Estamos massificando a ideia de divulgar a Paraíba e os pontos turísticos nela existentes para que todos possam conhecer o espaço e aumentar não somente o setor de turismo como também a economia”, completou.

A Paraíba é recheada de atrações e passeios que garantem a felicidade de todos que vão visitá-la. O destino certo para uma diversão completa da sua viagem, a cada dia um lugar diferente para conhecer e uma comida típica para saborear.

Estas são as duas maiores cidades do Estado. João Pessoa por ser a capital e está localizada no litoral, é também o principal pólo econômico, político, administrativo e cultural do Estado, e tem tido nos últimos dois anos um crescimento substancial na Atividade Turística, desde a abertura de novos meios de hospedagem, bem como um intenso trabalho de marketing realizado pela PBTUR e o Trade Turístico.

As cidades de Campina Grande, Cabaceiras, Bananeiras, Areia, Souza e o litoral Sul (Costa do Conde) e Norte (Cabedelo) que fazem parte da região metropolitana de JPA, são parte desse trabalho de divulgação por estarem próximos da capital, e serem trabalhados como opcionais para o visitante que vem para um período de sete dias. Temos que lembrar que além do Turismo de lazer, há também o corporativo.

Campina Grande tem um destaque especial por ser também um pólo econômico, universitário e cultural, realiza a maior festa Junina do Brasil, como consta no calendário de eventos da EMBRATUR, que dura 30 dias, e projeta a Paraíba para o Brasil e também exterior, com muita festa e eventos paralelos.



Centro histórico - Igreja de São Pedro



Jardim Botânico da Paraíba



Centro Cultural - Igreja São Francisco



Praia da Ponta dos Seixas



Comida típica de  Campina Grande



Vila Nova Rainha



Festa de São João