Todas as regiões do Brasil reservam destinos únicos para quem quer passar mais tempo em contato com a natureza

Além de festas, desfiles e bloquinhos, o feriadão de Carnaval é um bom momento para desbravar destinos repletos de aventura pelo Brasil. Cada região do país, com seu jeitinho particular, oferece aos visitantes as mais diferentes atrações, com opções que vão das mais tranquilas até aquelas que fazem o coração bater mais forte, seja por terra, água ou ar, na praia, na serra, no pantanal ou na floresta. 

Atualmente, a Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) conta com 120 associados em 20 Estados. São empresas com certificação para operar as atividades de aventura com segurança e garantir que a bagagem de volta para casa esteja repleta de boas lembranças. Confira abaixo cinco atividades imperdíveis para quem busca um Carnaval de muita emoção.

 

1. Passeio de buggy em Alagoas

Às margens do imponente Rio São Francisco, o passeio de buggy é um jeito diferente de explorar as belas paisagens do nordeste brasileiro. Em uma incursão por mata de restinga, coqueirais e dunas, é possível conhecer uma comunidade quilombola e um dos cenários mais surpreendentes de Alagoas. Um roteiro incrível para quem busca uma alternativa ao agito carnavalesco. 

Onde: Piaçabuçu (AL)

Quem leva: Farol da Foz | @faroldafoz 

 

2. Escalada em árvore no Amazonas

Para os aventureiros que buscam explorar a floresta amazônica de uma maneira única, a escalada em árvores é a atividade perfeita. Os praticantes têm a oportunidade de desbravar a floresta de uma perspectiva privilegiada, observando a rica biodiversidade amazônica. Uma aventura que combina emoção e respeito pela natureza, feita para toda a família.

Onde: Manaus (AM)

Quem leva: Juma Lodge, em parceria com Amazon Tree Climbing | @juma_amazon_lodge 

 

3. Flutuação em Mato Grosso do Sul

Dizem que flutuar ou mergulhar nas águas profundas da Lagoa Misteriosa é a sensação mais próxima que se tem de voar. A certeza é que os visitantes são recebidos por uma vista espetacular ao adentrar o abismo subaquático, que tem mais de 220 metros de profundidade. Explorar as águas de diferentes tons de azul pode ser uma experiência relaxante e revigorante para o Carnaval. 

Onde: Jardim (MS)

Quem leva: Grupo Rio da Prata | @lagoamisteriosa

 

4. Voo de balão em Santa Catarina
Em meio a paisagens deslumbrantes, o voo de balão proporciona uma experiência inesquecível junto aos cânions, na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul. Com saída da cidade de Praia Grande, os passeios costumam acontecer bem cedinho, ainda durante o amanhecer: prepare-se para um momento de contemplação absoluta quando o sol começar a pintar no horizonte.
Onde: Praia Grande (SC)
Quem leva: Canyons e Peraus | @canyons_e_peraus

 

5. Rafting no interior de São Paulo

Para os amantes de experiências de aventura, o rafting no Rio Jacaré, em Brotas, é o encontro perfeito entre emoção e contato com a natureza. A descida de bote ocorre ao longo de oito quilômetros, percorrendo um caminho formado por belas paisagens naturais e com mais de 20 corredeiras e quedas durante o percurso. Crianças a partir de 1,10 metro já podem participar do rafting e não há limite de idade. Basta ter disposição e coragem para encarar o desafio!

Onde: Brotas (SP)

Quem leva: Alaya Expedições | @alaya.brotas

 

Sobre a Abeta

Criada em 2004, a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) é uma organização sem fins lucrativos que reúne empresas e profissionais comprometidos com a prática sustentável de atividades ao ar livre. Dentro do seu escopo de atuação, a Abeta possui um calendário de eventos e projetos, tornando-se referência nacional em capacitação, qualificação e treinamento no segmento. Dentre os destaques quando o assunto são encontros voltados aos profissionais do setor estão o Abeta Conecta e o Abeta Summit, que a cada ano ocorrem em cidades diferentes, como forma de reforçar a riqueza natural do país para o turismo.