Prestes a iniciar as celebrações de seus 70 anos, município é palco do mais importante festival de cinema do país.

A cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, é um dos destinos turísticos mais buscados do Brasil. O município se estabeleceu como referência ao tomar o protagonismo da sétima arte brasileira há mais de cinco décadas, em 1973, e tornar-se o mais longínquo festival de cinema ininterrupto do Brasil. O Festival de Gramado representa a essência da cultura cinematográfica brasileira, sendo um dos mais antigos e prestigiados eventos da América Latina. Agora, a cidade está prestes a ser nomeada Capital Nacional do Cinema

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (13), o Projeto de Lei 5030/2023, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, que concede ao município de Gramado o título de Capital Nacional do Cinema. O relator da proposta, deputado Júlio Arcoverde, apresentou parecer favorável à medida. O texto segue para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

A concessão ocorre na semana em que a cidade celebra 69 anos, como destaca a presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade, Rosa Helena Volk. “Hoje completamos 69 anos de história aqui em Gramado. Estamos muito contentes em anunciar que passamos a ser a Capital Nacional do Cinema. Para nós, é motivo de muito orgulho, e dá início às celebrações para as sete décadas do nosso município, em 2024”, diz. 

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, agradeceu ao deputado pela parceria com o município. “Esse título reconhece a importância dos eventos culturais como propulsor da economia e turismo da nossa cidade. Agradeço ao deputado Hamm pela autoria do Projeto de Lei que muito nos honra”, afirma. 

O Festival de Gramado já possui o título de Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul desde 2006. O Kikito, símbolo máximo do evento, é, desde o ano passado, Patrimônio Cultural de Gramado, como um dos símbolos da cultura nacional e reconhecidamente o prêmio máximo do cinema no país.

52º Festival de Cinema de Gramado está previsto para ocorrer entre os dias 9 e 17 de agosto de 2024.