Avianca, a companhia aérea modelo da Colômbia e uma das mais proeminentes operadoras da Airbus na América Latina, acaba de receber seu primeiro A321neo. Ela, que é a primeira companhia aérea latino-americana a operar esse tipo de aeronave, se tornou a maior cliente da Família A320neo em 2015, quando fez a solicitação de 100 aviões, o maior em um único pedido da história da aviação da região.

O A321neo, que se junta à frota de 130 aeronaves Airbus da empresa, traz confortáveis assentos de 46 cm em um layout de duas classes para 195 passageiros.

O voo inaugural dele foi uma parceria da ONG alemã Humedica, Cruz Vermelha colombiana e a Airbus Foundation, que levou de Hamburgo para Bogotá uma tonelada de roupas, sapatos e materiais escolares para crianças carentes vítimas das chuvas e dos deslizamentos de terra.

A Avianca usou aeronaves Airbus como base para a modernização e expansão de sua frota de aviões de corredor único. Até o momento, a empresa encomendou 276 modelos da Família A320 (incluindo 133 A320neo) e 15 da Família A330.