Hotelaria

Array

Destinos

Array

 No último ano em que foi realizado no estado, 35 mil visitantes participaram do evento, sendo mais de sete mil de fora do Rio de Janeiro

 

(Setur-RJ)

A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e a TurisRio se reuniram, nesta quinta-feira, com representantes da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos (Acobar), da BR Marinas, da Real Powerboats e do Boat Show para alinhar ações para a recuperação do setor náutico no estado. Durante o encontro, foram discutidas medidas para tornar o Rio de Janeiro mais atrativo para receber empresas do setor, gerando emprego e renda. Na ocasião, os participantes também debateram sobre a retomada do evento Rio Boat Show, que teve sua última edição em 2019 e foi suspenso por conta da pandemia. No último ano em que foi realizado no estado, 35 mil visitantes participaram do evento, sendo mais de sete mil de fora do Rio de Janeiro. 

Para o presidente da TurisRio, movimentar o setor está diretamente relacionado a fomentar o turismo fluminense. "O encontro faz parte das ações da Setur para preparar o turismo no estado para o pós-pandemia. O segmento náutico é uma vocação turística e econômica no Rio. Perdemos espaço ao longo dos anos e vamos apoiar ações que o fortaleçam, trabalhando em cima das informações trazidas neste encontro para reaquecer este setor tão importante", afirmou.

O subsecretário de Eventos, Marcelo Monfort, ressaltou que incorporar aos eventos náuticos atrações que despertem atenção dos turistas é fundamental para a retomada e fortalecimento da atividade no estado. "Agregar aos eventos tradicionais atrações que tragam os turistas para as marinas é super importante para impulsionar o setor. A subsecretaria está trabalhando em um calendário único de eventos com o objetivo de catapultar o turismo na retomada".

O objetivo é desenvolver o setor não apenas na capital, mas também em todo o estado. Para o subsecretário adjunto de Gestão, José Augusto Vieira, atrair empresas e eventos para o Rio é trazer desenvolvimento econômico. "Gerar negócios para o segmento e, consequentemente, emprego e renda, vai auxiliar muito o reerguimento, tanto da capital quanto do interior, no cenário de pós-pandemia. Aliado a isso, fazer o Rio de Janeiro retomar seu destaque no setor náutico é, também, atrair turistas para a região.", finalizou. 

Participaram do encontro o presidente da Acobar, Eduardo Colunna, a presidente da BR Marinas, Gabriela Lobato, e Claudio Wilson Pontes Alves, o presidente da Real Powerboats, Paulo Thadeu Figueira, e Thalita Vicentini, do Boat Show.