Hotelaria

Array

Destinos

Array

Projeto inédito da secretaria de Estado de Turismo propõe a elaboração de um plano de ações continuadas para o desenvolvimento do turismo fluminense nos próximos anos. Evento contou com a participação de lideranças públicas municipais, estaduais e agentes do desenvolvimento turístico regional

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio realizaram, nesta quarta-feira (2), a 8ª edição da Jornada do Turismo Fluminense na região turística Caminhos da Mata. Autoridades, agentes de desenvolvimento do turismo e representantes do trade local estiveram reunidos durante todo o dia, no Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado, em Silva Jardim. O projeto elabora um plano de ações continuadas para o desenvolvimento do turismo fluminense nos próximos anos.

O vice-presidente da TurisRio, Anderson Moura, representou o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, parabenizando o engajamento, desde líderes públicos até a sociedade civil, para fazer da Jornada do Turismo Fluminense um programa de desenvolvimento efetivo.

– Eu parabenizo a todos vocês que saíram de onde estavam os seus trabalhos, as suas cidades, para fazer deste dia um dia produtivo que vai marcar a história do turismo no nosso Estado – saudou Anderson Moura.

Na ocasião, o panorama do Rio de Janeiro como Estado e destino turístico também foi evidenciado e reforçado pelo vice-presidente da TurisRio, que acredita estar presenciando o melhor momento de gestores dos municípios do estado do Rio de Janeiro.

– A gente entende que o Rio de Janeiro não é só a capital com todas as maravilhas que ela apresenta. Estar aqui em Silva Jardim, viver essa experiência proporcionada pela Jornada do Turismo Fluminense como estar no Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado, por exemplo, é uma oportunidade e tanto. Temos representantes motivados que acreditam em pessoas, que valorizam gente, que acreditam e são apaixonados pelas suas localidades. Nós enquanto operadores fazemos as coisas acontecerem e todos vocês, nós, precisamos aproveitar essa oportunidade porque é muito mais do que desenvolvimento econômico, geração de renda, ocupação profissional. Isso significa um ambiente de garantia, valores, cultura, espaço para quem realmente quer sonhar com as nossas características e fazer com que quem viva na cidade possa explorar, viver dela e fazer de seu habitat – finalizou o vice-presidente da TurisRio.

Representando Silva Jardim, a prefeita Maira Branco iniciou sua fala agradecendo a presença do público, parabenizou a Secretaria de Estado de Turismo de Janeiro e aos demais envolvidos na realização da etapa da Jornada do Turismo Fluminense nos Caminhos da Mata e exteriorizou sua satisfação em participar do projeto.

Maira prosseguiu com seu discurso de abertura apresentando a estrutura turística de Silva Jardim, ressaltando os atrativos do município, entre eles, o espelho d’água considerado um santuário ecológico devido à proximidade da Reserva Biológica Poço das Antas.

– A gente sabe que a nossa região tem muito a ser explorada em relação ao turismo. Temos a Lagoa de Juturnaíba, somos cercados por grandes cachoeiras em Silva Jardim. A gente tem certeza do nosso potencial turístico – afirmou Maira Branco.

A prefeita da cidade acrescentou, ainda, a relação entre o Mico-Leão-Dourado e Silva Jardim e concluiu sua fala compartilhando a expectativa sobre o dia de trabalho.

– Somos a cidade do Mico-Leão-Dourado e hoje é o Dia Internacional do Mico-Leão-Dourado. O nosso governo fez do Mico-Leão-Dourado uma marca registrada de Silva Jardim. É uma honra, um prazer muito grande, hoje, a sede do Mico-Leão-Dourado ser aqui em Silva Jardim. Que possamos sair daqui com um conhecimento grandioso para alavancar o turismo não só na nossa cidade, mas como em toda a região – disse a prefeita.

Programação

O dia de trabalho começou com a palestra “O planejamento como vetor de integração regional para o turismo do estado do Rio de Janeiro”, com a especialista Ana Cláudia Peixoto, consultora do SEBRAE-RJ. A ministrante apresentou aspectos da Neurociência como elementos de atração e tendências para o Turismo. Depois, foi apresentado o Plano Estratégico Turismo RJ + 10 anos, a Lei Estadual de Turismo e a metodologia a ser elaborada pelos grupos de trabalho (GTs).

A discussão passou por temas como integração, regionalização, captação de recursos, qualificação, infraestrutura, segurança, produtos, roteiros, experiências, além de estratégias de promoção e marketing. Ao final do dia, aconteceram as apresentações das principais ações propostas pelos grupos de trabalho e a definição dos próximos passos para a elaboração do plano regional.

– Agradeço a Setur-RJ, ao secretário Gustavo Tutuca e ao governador Cláudio Castro pela oportunidade. Eu acho que o governo do Estado tem olhado de forma muito macro para todos os municípios, entendendo seus potenciais. A gente está sendo enxergado pelo governo do Estado. Precisamos consolidar o nosso turismo para que a gente possa receber não só o turista da região vizinha, mas também o turismo internacional. E a gente tem potencial para isso. Temos regiões muito bem consolidadas e falta Caminhos da Mata se consolidar. Mas para que isso aconteça, a gente precisa cada vez mais dos outros municípios da região Caminhos da Mata, que consigam compreender que não dá para trabalhar de forma individualizada, é um trabalho de forma conjunta – declarou o vice-presidente do Conselho da Região Turística (IGR) Caminhos da Mata, Reginaldo Garcia.

Confira as próximas datas e as regiões atendidas pelo projeto

17/08 (quinta-feira) – Costa Doce – Campos dos Goytacazes

22/08 (terça-feira) – Caminhos da Serra – Trajano de Morais

29/8 (terça-feira) – Águas do Noroeste – Itaperuna

12/09 (terça-feira) – Metropolitana – Niterói