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A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e o Governo da Colômbia desenvolvem ações para a promoção mútua de destinos turísticos. Este ano, os atrativos da Bahia foram apresentados durante dois eventos aos agentes de viagens colombianos. A contrapartida aconteceu nesta quarta-feira (9), com uma capacitação realizada pelo país latino para 50 profissionais baianos, no Novotel do Rio Vermelho, em Salvador. 

O evento contou com a participação do presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-Bahia), Jean Paul Gonze, e da chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, que falou sobre as afinidades entre os dois países e a conveniência de uma ação conjunta para que mais turistas da Colômbia visitem a Bahia e vice-versa. “Estivemos em Bogotá em fevereiro, durante a 42ª Vitrina Turística (Anato), e no dia 31 de julho, no Meeting Brasil Latino America, apresentando nossos atrativos. Esta é uma parceria que oferece grandes oportunidades para os dois lados”, declarou Giulliana. 

Com a troca de experiências, um termo de cooperação técnica entre os governos da Bahia e da Colômbia deverá ser assinado para consolidar a parceria e desenvolver novas ações. A conectividade aérea é uma das prioridades para intensificar o intercâmbio. “Já tivemos um voo direto entre Bogotá e Salvador antes da pandemia e agora estamos negociando o retorno da linha”, revelou Andres Diaz, diretor-geral da Procolombia (órgão colombiano de promoção turística). A capital e a cidade de Cartagena das Índias são os principais destinos turísticos do país vizinho. 

“Fico muito feliz que a Bahia esteja investindo em nossos parceiros da América do Sul e do mundo todo. O estado e a Colômbia têm muito a oferecer um para o outro e os dois governos estão de parabéns pela iniciativa”, elogiou Jean Paul Gonze. 

“Achei o evento muito importante por nos apresentar aqui em Salvador as possibilidades que a Colômbia oferece para o desenvolvimento do turismo”, disse a agente de viagens Vilma Oliveira, que participou da capacitação. “Foi um evento proveitoso e gratificante, que nos trouxe mais conhecimentos”, completou a colega Rita Rosa. 

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) segue com a política de incentivos a eventos que movimentam a economia, na capital e no interior. No último fim de semana, ações foram realizadas em Salvador, na zona turística Baía de Todos-os-Santos, nos segmentos náutico, esportivo e da produção artesanal. Em Bom Jesus da Lapa, na zona turística Caminhos do Oeste, as festividades em homenagem ao Bom Jesus tiveram auge no domingo (6). Até o fim do mês, o município deve receber mais de 600 mil fiéis. A Setur-BA lançou o projeto de incremento do turismo religioso na região, com a promoção de roteiros, pesquisa sobre o perfil dos visitantes e parceria em atividades do Santuário do Bom Jesus. 

 No porto de Salvador, a grande atração foi o navio-veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, que abriu visitação pública, com receptivo especial da Setur-BA, marcado por rodas de capoeira, mini trio, baianas típicas e a bateria do bloco afro Muzenza. Mais de 16 mil pessoas, entre baianos e turistas, conheceram o navio, que é utilizado como auxiliar na formação de pessoal da Marinha, representa o país em eventos e difunde a cultura náutica. 

 Ainda na capital, cerca de mil pessoas participaram da 8a Corrida da Coppa, no Parque Metropolitano de Pituaçu, que comemorou os 43 anos da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental ( Coppa). Durante a competição, os atletas puderam conhecer as trilhas na área de Mata Atlântica. 

Salvador também ganhou a nova Casa do Artesanato da Bahia, no Porto da Barra, entregue pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre), que conta com um posto avançado de atendimento ao turista, instalado pela Setur-BA. O espaço é voltado para a produção associada ao turismo e conta com a exposição de obras de artesãos das 13 zonas turísticas baianas.