Não é mais preciso ser um chef para viajar e conhecer a culinária mundial

 

A gastronomia sempre foi um dos pontos mais fortes quando o assunto é viajar. Ao conhecer um lugar novo, provar a comida local é praticamente uma obrigação, pois ela tem parte
fundamental na história e cultura local.

O site de viagens ViajaNet listou os países mais visados quando o assunto é gastronomia para que você já comece a planejar a sua próxima viagem com água na boca e destino certo. 

Para o executivo da ViajaNet, Gustavo Mariotto, “a culinária motiva cada vez mais pessoas a viajar e conhecer novas culturas e sabores diferentes”.

Paris 

A culinária francesa é conhecida e reverenciada em todo o mundo, e não poderia ficar fora de um guia de turismo gastronômico. Seja pela patisserie que moldou a forma como o mundo faz confeitaria ou os pratos icônicos como o foie gras e escargot, a gastronomia francesa vale a viagem.

Além da Torre Eiffel, Paris também oferece aos turistas o melhor da gastronomia francesa em uma só cidade. Com pratos regados ao que há de melhor quando falamos de manteiga, queijos e vinhos finos, sempre prontos a servir de aperitivo, a cozinha francesa mantém seu espaço entre as mais atrativas do mundo.

Lima 

Para degustar um pouco do melhor da culinária mundial, os brasileiros não precisam ir muito longe. O Peru é um dos países que fazem fronteira com o Brasil e também é o lar de uma das mais ricas e refinadas gastronomias do globo.

Vencedor do World Travel Awards em 2012, o país conta com uma enorme variedade em cores, sabores e texturas na cozinha. Com pratos apimentados e com a batata sempre presente, a gastronomia peruana enriquece qualquer viagem. Frutos do mar e o internacionalmente apreciado ceviche não podem faltar no cardápio de sua viagem.

“Após ganhar o World Travel Adwards 2013, o turismo no Peru teve um aumento de 23,2% já naquele ano. Este ano foi eleito a Capital Mundial de Gastronomia, isso também deve impulsionar a quantidade de visitantes em Lima”, ressalta Mariotto, comentando os dados da Organização Mundial de Turismo.

Roma 

Ainda que os italianos não tenham inventado o macarrão, que é de origem chinesa, comê-lo com molho de tomate foi uma revolução irreversível que está presente em todos os cantos do mundo e agrada a quase todos. 

A influência mediterrânea é tradicionalmente forte. Frutos do mar e peixes diversos, bem como os famosos azeites de oliva, também são ícones importantes dessa cozinha tão apreciada. Queijos artesanais, vinhos finos e o gelatto (sorvete) conquistam bocas do mundo inteiro.

Barcelona

A diversidade étnica da Espanha apenas serviu para enriquecer ainda mais a qualidade de sua comida. Assim como a Itália, possui influências mediterrâneas em seus pratos, mas com características muito particulares, como o uso frequente da batata, temperos acentuados e legumes variados.

A paella, clássico prato feito de arroz e frutos do mar, possui várias versões em cada região do país. Por isso, a viagem toda já vale por poder experimentar as diferentes variações do prato. 

A tortilla de patata, uma omelete de batatas fritas, e o gazpacho, sopa fria feita de vegetais, são pratos icônicos que merecem ser experimentados durante sua estadia em Barcelona. 

Tóquio

A comida japonesa vem conquistando cada vez mais fãs no Brasil. E aprender a utilizar o hashi (os famosos “pauzinhos”) vai ser um desafio no qual você se tornará sensei até o final de sua viagem. 

O arroz branco é a base de toda a culinária japonesa e o missoshiru, sopa de pasta de soja, é um dos pratos mais comuns. Você vai querer provar, assim como o wasabi, pasta apimentada que serve de acompanhamento para várias refeições. O peixe cru, geralmente salmão, é a estrela dos pratos, mas alguns se arriscam a provar o peculiar fugu ou baiacu, peixe venenoso que só pode ser preparado com segurança por cozinheiros que possuem uma autorização oficial.