Roteiro gastronômico pode ser apreciado por todos os paladares

Que São Paulo é a capital gastronômica da América Latina não é novidade para ninguém. A cidade oferece uma infinidade de restaurantes das mais variadas cozinhas, brasileiras e internacionais. Para fugir do óbvio e incentivar o turismo gastronômico, o Momondo, buscador de passagens aéreas e reservas de hotéis, selecionou outras seis cidades que, além de possuir considerável número de estabelecimentos culinários, carregam forte identidade local em seus pratos. Confira:

Salvador (Bahia)

Mesclando influências africanas e portuguesas, os sabores baianos são apaixonantes e inesquecíveis. A cozinha local abusa do óleo de dendê, leite de coco, frutos do mar e pimenta. E haja pimenta! Acarajé, vatapá, bobó de camarão e beiju, popularmente conhecida como tapioca, são alguns dos pratos imperdíveis e que fizeram história na região. Seja pelos restaurantes refinados ou pela comida de rua, a capital soteropolitana se destaca como uma forte representação da rica culinária nordestina.

Goiânia (Goiás)

Coração da região Centro-Oeste, a capital conta com uma das culinárias mais emblemáticas e originais de nosso país. Localizada em uma região de cerrado, conta com muitos frutos oriundos deste tipo de vegetação. Com pratos sempre bem servidos e ricos em sabor, a sua cozinha se destaca pelos seus ingredientes. Arroz com pequi, galinhada, angu de milho verde e a pamonha, considerada a melhor do Brasil, são algumas das iguarias espalhadas em diversos estabelecimentos da cidade e que são essenciais para os turistas que pretendem sentir o gostinho goiano no paladar.

Porto Alegre (Rio Grande do Sul)

Aqui é o lar dos apaixonados por carne, tchê! Principalmente influenciada pela imigração italiana e alemã, a cozinha gaúcha é saborosa e variada. Seu prato mais emblemático, o churrasco, é referência global e estrela de quase todo restaurante da região. Um de seus ingredientes mais tradicionais, o charque, aparece em uma infinidade de quitutes, como o arroz de carreteiro, que se espalhou para outras cidades brasileiras. Outra delícia é o sagu com creme, sobremesa favorita dos locais.  

Belo Horizonte (Minas Gerais)

Pura tradição, os sabores da comida na região são realçados pelo preparo clássico no forno a lenha. É possível observar referências africanas, indígenas e europeias nos pratos fartos e perfumados. Clássicos como frango com quiabo, leitão à pururuca e tutu de feijão têm um sabor para lá de especial. Mas o astro da culinária não poderia ser outro: o queijo, produzido com maestria há séculos na região. O produto também é o principal ingrediente do queridinho pão de queijo, um dos quitutes mais representativos da culinária brasileira.

Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

Cidade que mais recebe turistas no Brasil e sede da última edição do maior evento esportivo do mundo, a capital fluminense conta com uma boa variedade de estabelecimentos premiados pelo guia Michelin, mais respeitada distinção do universo culinário. Entretanto, o que alguns não sabem, é que a cozinha carioca também conta com uma assinatura bastante característica. Herança portuguesa, o bacalhau, é um dos ingredientes mais presentes em receitas, como no bolinho de bacalhau, estrela de todo boteco que se preze. Mas o prato mais simbólico é a feijoada, inspirada nas culinárias europeia e africana. E, sim, combinando com rodelas de laranja fica ainda mais apetitoso!

Manaus (Amazonas)

Se você gosta muito de peixe, corra para a capital amazonense. O alimento serve como verdadeira base da cozinha local, que contou com ampla influência indígena, europeia e africana. Algumas espécies como pirarucu, tambaqui e tucunaré integram os cardápios dos restaurantes mais estrelados da cidade. Um de seus ingredientes mais notáveis, o tucupi, em conjunto com o pato, forma um dos pratos-assinatura de Manaus. Uma curiosidade é o apreço local pela carne e ovos de tartaruga. Iguaria inesquecível!