Como uma casa gastronômica combinou beleza, sabor e tranquilidade em um só cardápio

Imagine um prato que é uma obra de arte: cogumelos portobellos de Teresópolis, rúculas de uma fazenda de Vargem Grande, pitadas de gorgonzola e arroz banhado em vinho branco. Esse é o risoto da terra, apenas uma entre diversas opções do cardápio do Don Pascual, um restaurante intimista que preza pela ousadia e inovação. Visto de cima, o prato de maior prestígio da casa combina com o ambiente rústico que abre espaço para a natureza. O nome, inclusive, justifica a escolha para os que procuram algo diferente: é saboroso, pitoresco, natural e muito coerente com toda a proposta da casa.

A chef do restaurante, Roberta de Almeida, está à frente da cozinha há oito anos. Para ela, o risoto da terra é um dos pratos que merecem atenção: “trata-se de uma escolha que por acaso é vegetariana. O risoto está no cardápio há muito tempo, e o Don Pascual tem o hábito de renovar as ofertas de vez em quando. Desde sua criação, o risoto nunca foi cortado porque é um dos pratos mais procurados e pedidos pelos clientes”, explica.

Cláudio Kovachy, chefe executivo do restaurante, é o verdadeiro criador de todo o projeto, trabalhando com Roberta e ajudando nas criações: “já criamos mais de 100 pratos, certamente. O risoto da terra é criação da chef anterior, Sheila Schutz, e eu quis muito incluir a rúcula, dar o toque amargo necessário para chegarmos à combinação perfeita. Com a entrada da Roberta, abrimos os olhos para opções com frutos do mar, que é a especialidade dela”, comenta.

Roberta, atenta e tímida ao mesmo tempo, observa que, embora tenha experiência com opções do mar, é possível encontrar carnes, aves e até massas no Don Pascual: “a pluralidade é a essência do cardápio. Meu prato preferido, por exemplo, é o risoto de pato, que leva laranjas. Mas eu também gosto muito de massas, de modo que indico sempre o ravióli negro, que é feito com tinta de lula, recheado com salmão e com molho de lagostinhos”, enumera. Cláudio complementa: “temos ainda ravióli de cordeiro, sorrentino caprese e parrilla uruguaia completa, além de pizzas feita em fogo à lenha, que eram a proposta inicial do espaço e não quisemos tirar por completo”, afirma.

Quanto às sobremesas, engana-se quem acredita que elas estariam abaixo dos pratos principais. As opções passam por um tiramisu que recentemente teve sua receita mudada para melhor, e por uma “trufa dos sonhos” feita com pão de ló, chocolate trufado e sorvete de maracujá. De dar água na boca, o cardápio de doces não deixa a desejar: “as sobremesas são todas feitas por nossa cozinha, assim como os pratos principais”, enfatiza Roberta, orgulhosa.

Uma carta de vinhos e uma de cervejas artesanais completam o cardápio. Segundo Cláudio, a carta de cervejas é mais recente: “nossa alta temporada é o inverno. Com o frio, o cenário tranquilo de natureza e a lareira acesa, a maior parte dos clientes acaba optando pelos vinhos. Mas temos muitos sucos naturais também, também por conta do ambiente”, explica.

O Don Pascual abre todos os dias às 12h e fica na Estrada do sacarão, nº 867, que fica em Vargem Grande, zona oeste do Rio de Janeiro. Para saber mais e fazer reservas: donpascual.com.br ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou (21) 3417-0776.

Para comer e admirar a natureza

 “O Don Pascual é mais do que um lugar para matar a fome”, afirma Cláudio Kovachy. Isso porque, além da variedade gastronômica, o restaurante proporciona aos clientes uma série de peculiaridades. Uma delas é o contato íntimo com a natureza. Localizado no Parque Estadual da Pedra Branca, a casa é cercada por plantas, flores e árvores: “aqui é um lugar turístico. O turismo é uma das maiores indústrias do mundo”, diz Cláudio, que também abriga uma pousada no andar de cima do restaurante.

Outro ponto alto do Don Pascual é a atratividade para famílias e principalmente para os casais. Com uma decoração rústica, o lugar é ponto de celebração de datas festivas dos apaixonados: “temos dois aspectos da casa: de dia muitas famílias. A ideia é que venham passar uma tarde e não somente almoçar. Já à noite é muito romântico, com a lareira acesa, luz de velas, música baixa, tonalidade escura...”, diz Cláudio.

Fundado em 2004, o restaurante começou os serviços com o nome de ‘Bonna Pizza’ e foi batizado de ‘Don Pascual’ apenas no ano seguinte por Cláudio Kovachy, uruguaio que chegou ao Brasil em 1975 e fez da nossa região o seu lar, e do seu amor pela cozinha, o seu negócio. Sorte a nossa.