Puerto Vallarta e Riviera Nayarit serão ponto de encontro culinário, com uma série de eventos focados em gastronomia e atividades em restaurantes premiados
Neste outono no hemisfério Norte, a região mais versátil do Pacífico mexicano está preparando uma agenda gastronômica com diversos festivais, onde irão brilhar restaurantes premiados com diamantes da Associação Automobilística Americana (AAA) e nomeados melhores do México, para atrair foodies e especialistas em culinária.

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit serão o centro da gastronomia mundial durante cinco dias na 11ª edição do “Vallarta - Nayarit Gastronómica”, de 29 de setembro a 3 de outubro. É um encontro dos destaques da gastronomia, reunindo no mesmo lugar chefs aclamados com estrelas Michelin, Soles Repsol, 50 Best e Top chefs de todo o mundo. Seguindo o tema “Uma história para contar”, eles participarão de oficinas culinárias, jantares com harmonização de vinhos, e mais. A edição reunirá o melhor da gastronomia e da ampla oferta de estabelecimentos de alto padrão com que conta a região, em uma fusão de propostas de países como Chile, Colômbia, Brasil, Cuba, Panamá, República Tcheca, Espanha e, claro, o México.

Além disso, de 19 a 24 de novembro acontecerá o “XXV International Gourmet Festival”, um popular festival celebrado em Puerto Vallarta, Riviera Nayarit e Tepic que oferece uma experiência culinária que torna cada um desses destinos especial. Chefs convidados de renome internacional assumem o comando de restaurantes e hotéis locais, servindo deliciosas criações que exaltam a culinária da região.

Já entre 14 e 17 de novembro, na Riviera Nayarit, será realizado o evento anual “Punta Mita Gourmet & Golf Classic”, em conjunto com St. Regis Punta Mita Resort, Four Seasons Resort Punta Mita, Dine S.A. de C.V. e o Escritório de Visitantes e Convenções de Riviera Nayarit. Esta celebração dá as boas-vindas a renomados especialistas em vinho e em tequila, chefs internacionais e entusiastas da gastronomia e do golfe para experimentar uma combinação incomparável de gastronomia e golfe na luxuosa Punta Mita. É um evento único na região, cujos destaques incluem degustações de vinho e tequila, aulas de culinária, festas animadas e um torneio de golfe de dois dias nos campos projetados por Jack-Nicklaus.

Além da lista vibrante de eventos culinários neste outono mexicano, o charme de Puerto Vallarta e de Riviera Nayarit está presente durante todo o ano em muitos dos restaurantes da região, que possuem reconhecimentos e certificações internacionais.

Como parte da experiência gastronômica da região, é impossível pular uma visita a determinados lugares, como o Restaurante Café des Artistes, em Puerto Vallarta, premiado com a certificação 4 Diamantes AAA e localizado a apenas algumas ruas do calçadão. E quando se trata de reconhecimentos, aqui os visitantes encontrarão elegância e boa culinária, com um serviço de primeira classe. Os pratos se mesclam para incluir o que há de mais delicioso na culinária mexicana e em nos ingredientes, enquanto utiliza-se métodos da cozinha francesa. Outras novas descobertas no Food & Travel Reader Awards 2019 são as nomeações do restaurante Icú como o melhor novo restaurante no México e de Alex Gómez, do Jardín Nebulosa, como o melhor chef revelação, adicionando novas tendências e opções à já rica e variada oferta da região.

Da mesma forma, Punta Mita, na Riviera Nayarit, abriga um dos oito restaurantes mexicanos certificados pela AAA: Carolina, o único com 5 Diamantes, localizada no St. Regis Punta Mita Resort. Quem visita este restaurante encontra culinária mexicana moderna em um ambiente encantador e um cardápio requintado que destaca os produtos frescos únicos da região. A gastronomia de qualidade superior também aguarda os visitantes em Nuevo Vallarta e Flamingos, onde há cinco restaurantes com certificação 4 Diamantes AAA, incluindo Azur, no Vidanta, e Frida y Lucca, no Grand Velas Riviera Nayarit. O destino também possui 26 restaurantes 3 Diamantes AAA.

Além disso, Tintoque, em Puerto Vallarta, e Carolina, na Riviera Nayarit, foram incluídos na lista dos 120 melhores restaurantes do “Guia México Gastronômico: os 120 Restaurantes de 2019”, apresentado por Culinaria Mexicana, S. Pellegrino e Nespresso.