Pioneira na cozinha contemporânea amazônica, ela estará à frente das criações servidas no restaurante do empreendimento

A majestosa visão do Teatro Amazonas será a primeira de muitas sensações experimentadas por quem sentar-se à mesa no restaurante do Juma Ópera, no Centro Histórico de Manaus, com inauguração prevista até o final de 2019. Localizado sob cúpula de aço e de vidro, este espaço do novo hotel-boutique da capital do Amazonas também será palco das criações exclusivas da chef Sofia Bendelak, que assinará os cardápios.

Com elegância e ousadia, a cozinha proposta por ela combina pratos contemporâneos carregados de matizes e sabores amazonenses. Tem sido assim desde quando ela criou o Bistrô Ananã, pioneiro dessa vertente culinária em Manaus e que obteve dois importantes prêmios: melhor restaurante de comida variada da cidade em 2009 segundo a revista Veja Manaus, apenas dois anos depois de Sofia ser eleita a melhor chef local pela mesma publicação, e melhor restaurante da região Norte de acordo com o Guia 4 Rodas, também em 2009.

Credenciada pelos prêmios e por receitas como quibe de caranguejo, purê de cará roxo e o tambaqui com chutney de páprica e canela, a chef dividiu seus conhecimentos como professora do primeiro curso de gastronomia da Universidade Nilton Lins.

Com a mesma ousadia empregada em sua cozinha, Sofia Bendelak também atuou no Rio de Janeiro, como membro do Buffet Claudia Vasconcellos, onde foi diretamente responsável pela alimentação de toda a equipe olímpica da Austrália, durante os Jogos de 2016. 

Nos últimos anos, antes de retornar a Manaus e elaborar os cardápios do Juma Ópera, Sofia prestou consultoria e reformulou os menus do Hotel Ipanema Tower e das pousadas Vila Kalango e Rancho do Peixe, ambas em Jericoacoara, no Ceará. Ela também esteve à frente da criação da marca As Bentas, delivery de comida balanceada e nutritiva destinada a executivos.

Perto de completar 20 anos de jornada desde que concluiu sua formação de chef profissional pelo Senac, Sofia Bendelak retoma a consagrada exploração dos produtos amazônicos em harmonia com técnicas e segredos da cozinha de vanguarda. União que encontrará no Hotel Juma Ópera o cenário ideal.