Com o tema "Do Produtor à Mesa", a edição acontecerá de 1º a 12 de outubro

Para realizar uma experiência cultural-gastronômica segura e de acordo com a nova realidade em que vivemos, o 12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado se reinventa e anuncia nova data. Com o tema "Do Produtor à Mesa", a edição acontecerá de 1º a 12 de outubro. O novo formato preparado para este ano vai unir a agroindústria local com os restaurantes da cidade.

Com uma proposta mais democrática, o Festival de Gastronomia terá 28 restaurantes nesta edição. O ingrediente principal, que será a grande estrela dos pratos preparados, será oferecido pelos produtores locais da região. Desta forma, as colonizações que fazem parte da história de Gramado, que integram o agronegócio local, serão contempladas no festival. Além de saborear o prato no estabelecimento, será possível utilizar a opção de delivery.

Somado à programação gastronômica, o festival contará com cerca de 40 apresentações culturais nos restaurantes participantes. O coreto, na Praça Major Nicoletti, será o ponto institucional, que oferecerá informações gerais do Festival.

Outra novidade da edição, é que, a tão prestigiada "Cozinha Experimental" vai acontecer no ambiente digital. As oficinas gastronômicas foram gravadas na cozinha do SENAC Gramado, parceiro do festival, e serão disponibilizadas gratuitamente, de forma gradativa, antecedendo a realização do festival. Os conteúdos vão abordar receitas da gastronomia da cidade e curiosidades dos produtores locais. O clássico "Concurso Melhor Chef" também será realizado na sede da instituição.

Promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado, através da realização da Gramadotur, com correalização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) - Região das Hortênsias, o evento acontecerá com todos os procedimentos de saúde e segurança recomendados pelos órgãos e vigilância sanitária. As medidas de distanciamento e higiene estarão de acordo com as orientações já aplicadas nos restaurantes associados da Abrasel. O 12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado apoia a campanha "Gramado de Máscara".

A Itália, que seria o país homenageado em 2020, confirmou sua participação para o próximo ano.