Turismo gastronômico cresce na capital mineira

 

Com o objetivo de desenvolver o posicionamento, a marca e a identidade da gastronomia de Belo Horizonte e destacar a capital como um polo turístico gastronômico, a Belotur e o Sebrae Minas promoveram nos últimos dias diversas ações para o setor por meio do projeto ‘Ajunta Gastronomia’. Durante o mês de agosto, foi desenvolvida a primeira etapa da iniciativa, a partir da percepção e entendimento de moradores e turistas sobre a gastronomia da cidade. Nesta fase, também foram realizadas rodas de conversas com importantes atores da área. O projeto foi realizado pela Bloom Consulting, empresa global especializada em desenvolver estratégias de posicionamento e marca de cidades e países. 

O estudo de place branding, que vai definir o posicionamento, a marca e a identidade da gastronomia local, usou como metodologia a análise da realidade, as dinâmicas e os comportamentos das pessoas que se relacionam com a capital mineira, usando como base a gastronomia. Painéis espontâneos de post-its foram instalados em sete pontos da cidade com o intuito que moradores e turistas contribuíssem com ideias e percepções sobre a gastronomia de Belo Horizonte. 

As estruturas foram colocadas em pontos estratégicos da capital como o Mercado Central, o Mercado Novo, o Mercado do Cruzeiro, a Feira dos Produtores, o Edifício Maletta, a Praça da Savassi e a Feira de Artesanato, na Avenida Afonso Pena. Além disso, a empresa empregou um software para mapear e rastrear as pesquisas relacionadas à gastronomia de Belo Horizonte nas ferramentas de busca da internet e nas redes sociais, visando avaliar a reputação online da cidade sobre a temática. Mais de 2.500 pessoas contribuíram com sugestões nesta fase do projeto.

A outra etapa executada do ‘Ajunta Gastronomia’ foi a realização de rodas de conversas com importantes atores do setor. Mais de 160 profissionais da área, incluindo chefs, gestores de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, consultores gastronômicos, professores, além de profissionais de bares, restaurantes, hotéis e receptivos de turismo, contribuíram na construção do posicionamento e da identidade da gastronomia em Belo Horizonte. O resultado do projeto será divulgado nas próximas semanas. 

“Pensando em um posicionamento sólido para o fortalecimento do segmento na cidade, o projeto ‘Ajunta Gastronomia’ busca, em conjunto com a sociedade civil e os atores do setor, desenvolver a marca e a identidade da nossa gastronomia. Agradeço a Bloom Consulting pela execução do projeto e ao Sebrae Minas, importante parceiro na valorização de Belo Horizonte como um polo e destino gastronômico”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur. 

O ‘Ajunta Gastronomia’ faz parte de um convênio, firmado entre a Belotur e o Sebrae Minas, que abrange diversas ações para o setor. Entre outras iniciativas do projeto está o desenvolvimento de conteúdos informativos, que vão destacar os produtos e técnicas gastronômicas de bares e restaurantes da cidade, apresentando sua origem e relevância histórica, além do intercâmbio de chefs de cozinha, enriquecendo ainda mais a experiência de explorar os sabores da culinária mineira. 

"Essa parceria não apenas enriquece a reputação de Belo Horizonte como um destaque no cenário do turismo gastronômico, mas também impulsiona o avanço do setor. Também proporciona aos pequenos negócios ferramentas essenciais para aprimorar a gestão, otimizar operações e se sobressair em um mercado cada vez mais desafiador", destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva. 

Bloom Consulting

A Bloom Consulting é uma empresa global com escritórios em São Paulo, Madrid (Espanha), Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra) e Paris (França). Desde 2003, a Bloom Consulting desenvolve estratégias de nation branding e place branding para vários governos locais e nacionais em todo o mundo, colaborando com primeiros-ministros, presidentes, prefeitos, chefes de conselhos de turismo e diretores de agências de investimento, capacitando países, regiões e cidades graças à marca. Saiba mais em www.bloom-consulting.com

"Um projeto como este é de extrema importância para o desenvolvimento do turismo local e particularmente, em Belo Horizonte, fomos surpreendidos positivamente pela adesão maciça das pessoas no processo de engajamento", disse Caio Esteves, sócio e diretor global de placemaking da Bloom Consulting.