Cidade paranaense organiza encontro pela 13 ª vez

Com a presença de autoridades, patrocinadores e convidados, nesta quarta-feira (20), foi realizada a solenidade de abertura do 13º Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR). O evento é consolidado como um dos completos do turismo latino-americano e deve reunir mais de 8 mil participantes nesta edição.

Durante a cerimônia, o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, lamentou que grande parte do potencial nacional para o desenvolvimento do setor ainda é desperdiçado. Como uma alternativa para esta melhoria, Lummertz citou o Programa Nacional de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (PRODETUR+Turismo), que tem como objetivo disponibilizar recursos para a estruturação dos destinos turísticos brasileiros.

Pouco antes da abertura, durante um evento com representantes do poder público e setor privado paranaenses, o ministro entregou o Selo+Turismo a três projetos do Estado, que foram apresentados pelas prefeituras de Foz do Iguaçu, Paranaguá e Pontal do Paraná e receberão o carimbo que garante prioridade de tramitação junto ao BNDES. Juntos, os projetos somam R$ 200 milhões. De acordo com informações do Mtur, cerca de 70% (283) dos municípios do estado estão aptos a solicitar recursos por meio do Prodetur + Turismo.

A governadora do Paraná, Cida Borghetti, destacou avanços recentes que podem fomentar o turismo em Foz do Iguaçu, como o caso da recente ordem de serviço para a construção do viaduto no cruzamento da Avenida Costa e Silva com a BR-277 e a criação de um novo modelo de gestão para as rodovias pedagiadas do Estado. As autoridades aproveitaram a ocasião para assinar um decreto constituindo um Grupo de Trabalho para realizar estudos e formular proposta de criação do Fundo Paranaense de Turismo.

A abertura do Festival também foi marcada pela primeira exibição externa do novo filme institucional da Itaipu Binacional. Com cerca de dez minutos de duração, “Energia de Dois Povos” começou a ser planejado na metade do ano passado. Foram mais de oito meses em planejamento do roteiro, gravações e edição, envolvendo cerca de 300 pessoas, entre empregados da Itaipu e profissionais das produtoras contratadas Vision Art e Dairó Movie Ideas. A coordenação geral foi da Assessoria de Comunicação Social da margem brasileira da Itaipu Binacional.