Inédito na América Latina, o Conselho Internacional de Ciências Aeronáuticas (ICAS) realiza seu evento no Brasil: a 31ª edição do principal congresso mundial da entidade acontece em Belo Horizonte, especificamente no Expominas, entre 9 e 14 de setembro com a participação de 30 países. A Belotur está presente no congresso, em um estande para informação turística, apresentando os atributos e atrativos de Belo Horizonte e distribuindo material promocional para os visitantes.

A candidatura da capital mineira como sede do evento aconteceu em uma ação conjunta entre Prefeitura de Belo Horizonte, por intermédio da Belotur, Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), EMBRAER SA, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais e Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau (BHC&VB).

A efetiva captação do evento foi concluída em setembro de 2014, na última reunião em São Petersburgo, Rússia, quando ficou decidida a realização na cidade de Belo Horizonte em setembro de 2018. Em 2016, a Belotur em parceria com a Embratur, apoiou as ações de promoção da edição brasileira durante o 30 ICAS, em Daejeon - Coreia do Sul,  de forma a atrair mais público para o evento e mais turistas para Belo Horizonte.

31º Congresso Internacional do ICAS

O evento abrange todos os aspectos da ciência aeronáutica e tecnologia e sua aplicação à aviação militar, civil geral e esportiva. Configura-se como o principal evento internacional do setor de Engenharia Aeronáutica no mundo e reúne profissionais, entre engenheiros, cientistas, tecnólogos e gerentes aeronáuticos de todo o mundo, com o objetivo de criar oportunidades na indústria em nível internacional, estimular a cooperação e a integração da comunidade aeronáutica e  traçar as principais tendências de todo o setor para o futuro.

O Congresso do ICAS ocorre a cada dois anos e já foi realizado em 18 países. Desde a primeira edição, em 1958, em Madri, é a primeira vez que o evento será sediado na América Latina. O principal foco do encontro é reunir líderes da indústria, academia e grupos governamentais para compartilhar a visão de desenvolvimento tecnológico aeronáutico, bem como as políticas e regras que permitem o seu desenvolvimento

Programação

O planejamento e organização do Congresso do ICAS no Brasil foi feito pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), ao longo dos últimos quatro anos. Para promover as discussões, estimular a cooperação e a integração da comunidade aeronáutica de diferentes países, a programação do Congresso vai oferecer, durante os cinco dias do evento, palestras com renomados especialistas do setor aéreo, incluindo engenheiros da NASA, Boeing e outras empresas que atuam no segmento aeroespacial.