Os premiados nas categorias Revenue Management e Distribuição e Marketing Digital subiram ao palco e explicaram mais sobre as iniciativas campeãs

Durante a 10ª HSMAI Strategy Conference, o principal evento de estratégia hoteleira do país, que aconteceu no Villa Blue Tree na última quarta-feira (29), foram apresentados os vencedores do HSMAI Awards 2023. A ação é uma iniciativa da entidade desde 2016 para enaltecer o hoteleiro que está à frente da estratégia comercial de sua rede ou hotel independente. Profissionais das áreas de Marketing Digital, Revenue Management, Distribuição e Vendas se inscreveram e compartilharam boas práticas e ações inovadoras, com excelentes resultados de performance. 

Os cases são divididos em duas categorias. No prêmio de Revenue Management e Distribuição, os critérios são RGI (RevPar Index), RevPar e crescimento das vendas (%) no site próprio. Já em Marketing Digital, a conexão com posicionamento da marca, criatividade, inovação e resultados (ROI do projeto) são os critérios predominantes. 

“É sempre um prazer reconhecer as melhores práticas e estratégias apresentadas no setor em uma premiação como esta. A cada edição, a qualidade dos cases se mostra mais elevada, o que demonstra a constante profissionalização do setor, maior investimento em tecnologia, e estratégias mais estruturadas, sempre destacando os profissionais por trás de cada case”, comenta Gabriela Otto, presidente da HSMAI Brasil.

As avaliações dos cases cadastrados são realizadas por um seleto grupo de jurados composto por experientes profissionais do Turismo convidados pela instituição.

Confira os vencedores do HSMAI Awards 2023: 

Categoria Revenue Management:  B Hotel

O case não foi unânime e quase empatou com o Radisson Vila Olímpia, mas se destacou por apresentar organização dos sistemas, site, integração e consolidação de RM, além de estruturação e treinamento da equipe. Quem subiu ao palco para receber o troféu foi Francesco Giordano, RM do hotel. 

O executivo explicou que o objetivo do hotel era se posicionar como um produto de luxo, implantando RM em todos os apartamentos e conseguir atingir uma diária média acima de R$ 1.000. Ao final da ação, o hotel apresentou aumento de 69% da diária média e revPar em 125% em comparação com 2019. 

Marketing Digital: Mavsa Resorts

O Mavsa Resorts usou ferramentas de marketing em diversos canais para conseguir aumentar o faturamento nos meses de baixa temporada. O resort apresentou ações integradas e planejadas, além de um ROI meticulosamente mensurado. Para isso, foram combinados os diversos canais de comunicação e uniram-se os setores de marketing e RM para atingir o esperado.

Subiram ao palco para receber o prêmio Roberta Fogaça, representante do hotel, e Ana Claudia, RM da Mavsa. Roberta revelou  que o hotel selecionou datas espontâneas do mês de julho, que não estavam ligadas a nenhum feriado ou período especial, e ofereceu 35% de desconto na diária do período. 

“Investimos R$12.000 e trouxemos muito retorno para o empreendimento. Além das vendas durante o Mavsa Moments - nome dado  para campanha - percebemos que as vendas para outros períodos também aumentaram. Tivemos aumento de 95% nas reservas e 52% das receitas de julho estão atreladas à campanha”, finalizou