Fernando Pratti
Evento ganhará mais 15 mil metros quadrados, com novo pavilhão


Por Fernando Pratti, São Paulo
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Às vésperas de sua reeleição na Presidência da Abav Nacional, que acontece neste sábado, em São Paulo, Antonio Azevedo falou nesta quinta-feira com exclusividade ao Jornal de Turismo e fez uma avaliação mais detalhada sobre a Henrique Amatoúltima edição da Feira das Américas, que voltou à capital paulista após dez anos sendo realizada no Rio de Janeiro. Azevedo também adiantou as novidades que deverão ser implementadas a partir do próximo ano, quando o evento passa a se chamar Abav Expo Internacional de Turismo e continuará no Anhembi. 

 

Durante a realização do evento em 2013, a associação encomendou uma pesquisa junto a uma unidade neutra, que foi a coordenadoria de cursos da Anhembi Morumbi, com o intuito de avaliar os pontos positivos e negativos do evento. Segundo adiantou Azevendo, os índices de aprovação junto aos profissionais participantes foram de 90%, que responderam que a feira teve conceitos ótimo e bom. Alguns itens avaliados de forma positiva também foram a questão dos transportes e a limpeza. “Avaliações péssimas foram muito poucas e regulares foram insignificantes, mesmo que sempre tenha alguém. Mas estamos conscientes que há pontos que precisamos melhorar”, disse o presidente, que deverá permanecer mais dois anos à frente da entidade.

 

“Tivemos alguns outros problemas que precisamos melhorar, como a localização da Vila do Saber,q que não era a mais adequada. Tivemos alguns problemas de logística e de barulho e estamos revendo isso para ficar num local bem mais acessível”, explicou. “Outra questão que eu mesmo vivenciei foi a questão do piso. Mas está prevista uma regularização nesse sentido, com uma promessa do próprio Anhembi, que já conta com verba do Ministério do Turismo e deve fazer esse acerto no més de janeiro, quando o espaço fica ocioso”, falou o presidente.

 

Segundo Azevendo, o evento também crescerá em tamanho, com a utilização do pavilhão oeste, que somará 15 mil metros quadrados à feira deste ano, quando foram disponibilizados os pavilhões norte e sul. “Dentro desse contexto, precisamos ir à luta para que o pavilhão continue sendo um atrativo. Manteremos os acordos com a Braztoa, a Abeta e a Abracorp e estamos abertos a novas parcerias. O Brasil precisa ter um evento dessa natureza, que englobe os diversos segmentos. Hoje, temos 80% de todo turismo, mas ainda faltam 20% e vamos continuar nos aproximando deles”, disse Azevedo. 

 

Em relação à abertura ao público no final de semana, o abaviano afirmou que será mantida. “Reconhecemos que erramos no número, nos baseando nos Salões de Turismo, mas tivemos um número menor de dias e ainda foi o primeiro evento. Enquanto o Salão funcionou cinco dias, nós tivemos um dia e meio. Vamos revisar isso”, afirmou. 

 

Outra mudança será em relação ao calendário e a distribuição dos dias e os horários do evento. A intenção é de que a Vila do Saber inicia suas atividades no período da manhã. “Todo ano, fazemos alguns ajustes com a intenção de melhorar”, finalizou.