Voo teste do A350 XWB MSN002 revela o interior da cabine

 

A Airbus revelou o interior da cabine em desenvolvimento do A350 XWB, instalado a bordo da aeronave de teste ‘MSN002’ em sua unidade em Hamburgo. O MSN002, que fez seu primeiro voo em 26 de fevereiro deste ano, é o primeiro de dois aviões de teste equipado com interior para passageiros e faz parte da crescente frota de desenvolvimento do A350 XWB. Testes intensivos de voo em cabine e em solo já foram realizados durante uma estada de duas semanas da aeronave em Hamburgo, em meados de março. As cabines de todos os aviões Airbus são desenvolvidas pelas equipes de engenharia e pesquisa baseadas ali. O novo interior demonstra como a fuselagem “eXtralarga” da aeronave oferecerá aos passageiros ainda mais espaço pessoal, flexibilidade e conforto nas classes executiva e econômica e, especialmente, um assento de 18 polegadas (45,7 cm) de largura em uma classe econômica com fileiras de nove poltronas.

“O conforto dos passageiros é um diferencial cada vez mais importante para companhias aéreas e se tornou um fator fundamental de decisão que orienta a escolha dos passageiros e o sucesso dos negócios”, diz Chris Emerson, vice-presidente sênior de Marketing da Airbus. “O A350 XWB é a única aeronave em seu segmento a verdadeiramente oferecer ‘conforto sem comprometimento’, ao mesmo tempo em que oferece a companhias aéreas economia operacional, flexibilidade e eficiência de combustível incomparáveis”, acrescenta o executivo.

O A350 XWB MSN002 terá a tarefa de realizar uma série de ‘Early Long Flights’, com sua cabine acomodando passageiros reais. Testes de cabine ‘quente e fria’ também estão incluídos em seu programa de testes, que inclui, ainda, validação do entretenimento a bordo (IFE) avançado de quarta geração. Em breve, o MSN002 receberá a companhia do segundo A350 equipado com cabine, o MSN005, que fará voos de teste de rota em todo o mundo para os principais destinos que atenderá.

 

Airbus inaugura o A350 XWB Customer Definition Center, em Hamburgo

Em conjunto com o lançamento da primeira cabine de teste do A350 XWB, a Airbus também inaugurou seu A350 XWB Customer Definition Center (CDC) dedicado, onde companhias aéreas e operadoras clientes seguirão um processo de design e definição de cabine eficiente, que permite menores tempos de espera. O CDC, que conta com zonas individualmente elaboradas, permite que os clientes vejam, sintam e testem as soluções reais do catálogo apresentadas em um showroom e em ampla colaboração com os parceiros de compartilhamento de riscos. O centro também incorpora o inovador “A350 XWB Configurator” eletrônico – um ambiente virtual e ferramenta de modelagem para especificação e visualização aceleradas da cabine. Em resumo, o CDC é um “one-stop-shop” para que companhias aéreas estabeleçam sua própria definição de cabine do A350 XWB de maneira eficiente em um só lugar.

Os recursos notáveis que agradarão os passageiros da cabine do A350 XWB e que os clientes podem avaliar no CDC incluem iluminação de cabine totalmente em LED, com 16,7 milhões de cores possíveis para ambientações e cenários personalizados, ou as várias opções de galley. Eles também poderão experimentar a ampla gama de consoles de IFE de quarta geração e opções de monitor em alta definição – às quais as caixas eletrônicas associadas e conexões consoles estão integradas de forma inteligente e combinadas com a arquitetura exclusiva de piso plano da aeronave, liberando, assim, ainda mais espaço pessoal sob o assento.

Os visitantes das maquetes em escala natural do CDC também verão as paredes laterais quase verticais da aeronave, adicionando espaço eXtra à cabine, e os grandes compartimentos de bagagem superiores para atender às crescentes exigências de volume de bagagem de mão.

O A350 XWB é a linha de produtos de médio a longo alcance totalmente nova da Airbus, composta por três versões que cobrem uma ampla gama de capacidades, de 276 a 369 assentos. Esta família, cuja seção transversal da cabine interna de 221 polegadas (5,60m) de largura é otimizada para conforto total dos passageiros de todas as classes em voos longos, oferece um aumento de 25% na eficiência em comparação com aeronaves do mesmo porte nesta categoria. No final de março, o A350 XWB havia recebido 812 pedidos de 39 clientes em todo o mundo.