Prêmios reconhecem a excelência e a inovação em campanhas de mídia social e marketing na indústria da aviação



A Etihad Airways, a companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos, foi nomeada "Best Overall do Médio Oriente" nos Prémios SimpliFlying 2015.

Os prêmios reconhecem a excelência e a inovação em campanhas de mídia social e marketing na indústria da aviação. Os vencedores foram anunciados na semana passada em uma cerimônia resplandecente durante o Travel Distribution Summit da América do Norte, em Las Vegas, que contou com a participação de mais de 350 executivos de viagens e hotelaria.

Um painel de especialistas da indústria escolheu a Etihad Airways como vencedora do Prêmio Best Overall (melhor na categoria Geral) do Oriente Médio, em reconhecimento à inovação, engajamento e impacto nos negócios da companhia área no espaço digital nos últimos 24 meses.

Shane O'Hare, vice-presidente sênior de Marketing da Etihad Airways, disse: "Estamos muito satisfeitos de ganhar este importante prêmio, que é um grande reflexo do nosso compromisso de ter estratégias e campanhas poderosas e eficazes de mídia social.

"A mídia social é uma parte integrante do nosso mix de comunicação. Vamos continuar a elevar o padrão na indústria global de viagens, integrando criativamente mídias digitais e sociais à nossa estratégia global de marketing e negócios para aumentar a experiência do passageiro".

Shashank Nigam, CEO da SimpliFlying, disse: "A Etihad Airways fez enormes progressos no último ano na forma como vem usando a mídia social, especialmente para iniciativas de atendimento ao cliente como o canal de Twitter para passageiros de elite. A empresa é uma pioneira no Oriente Médio, e inovadora na forma de envolver os passageiros".

A Etihad Airways implementou várias iniciativas em seus canais de mídia social, incluindo uma estratégia de ponta de atendimento ao cliente, com uma taxa de resposta de 90% e com 80% de todas as consultas respondidas em 10 minutos. Os passageiros podem se comunicar com a empresa 24 horas por dia em vários idiomas, incluindo inglês, árabe, mandarim, alemão e italiano.

No início deste ano, a companhia lançou a @EtihadPremium, a primeira conta deste tipo no Twitter, proporcionando aos membros Gold e Platinum do seu programa de fidelidade um serviço exclusivo priorizado.

Em 2014, a Etihad Airways lançou uma inovadora iniciativa de mídia social, oferecendo dicas de viagem para os usuários do Facebook e Twitter através da hashtag #EtihadSuggests. Nos últimos 12 meses, a hashtag ganhou 713 milhões de impressões, o que equivale a US$ 1,2 milhões em valor de mídia conquistada.

Como parte de sua primeira estratégia social, a Etihad Airways utilizou seus canais de mídia social como a primeira mídia para dar notícias, permitindo-lhe beneficiar-se de engajamento e alcance máximos. No ano passado, a companhia lançou os seus novos produtos e serviços A380 e B787, pintura e uniforme de tripulação de cabine e pessoal de terra com uma primeira abordagem social. Isto deu à companhia aérea 224 milhões de impressões, US$ 400.000 em valor de mídia conquistada e cerca de 4.000 menções.

O comercial de TV ‘Flying Reimagined’ da Etihad Airways, que foi lançado no início deste ano, com Nicole Kidman, foi também aproveitado criativamente nas mídias sociais para inspirar e envolver os passageiros. O YouTube foi o canal de hospedagem para o comercial de TV, apoiado por uma campanha de mídia paga em mercados importantes, bem como o envolvimento ativo da comunidade usando a hashtag #Reimagined. O comercial de TV totalizou 5,1 milhões de visualizações no YouTube, com uma taxa de retenção impressionante de 89%.

Estimular e proporcionar valor comercial através de promoções de mídia social e técnicas de segmentação avançadas foi um objetivo importante para a Etihad Airways em 2014 e 2015. Estas ativações ajudaram a companhia aérea a registrar mais de US$ 20 milhões em receita de mídia social, incluindo mais de 8.000 conversões que geraram um retorno sobre o investimento de 17 vezes.

Este ano, a companhia aérea lançou a sua estratégia de mídia paga que busca atingir os viajantes de lazer e negócios focados em qualidade, em 15 dos principais mercados da Etihad Airways. Isto é complementado por atividades táticas para atingir um público de lazer que está à procura dos melhores preços, com tarifas promocionais.

A Etihad Airways foi a primeira marca no mundo a utilizar o recurso de segmentação de expatriados do Facebook, e combiná-lo com seus próprios dados para criar uma campanha Diwali altamente segmentada para promover reservas nos Emirados Árabes Unidos para trazer amigos e familiares da Índia.

A Etihad Airways tem mais de 2,8 milhões de seguidores em todos os seus canais de mídia social, incluindo mais de 1,6 milhões de fãs no Facebook. Eles podem conectar-se com a companhia aérea, visitando qualquer um dos seus canais de mídia social no Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+, Instagram, YouTube, Pinterest, WeChat, Youku e Sina Weibo.