Durante décadas, o setor da aviação foi um segmento exclusivamente ocupado por homens, oferecendo pouca, ou nenhuma, oportunidade para as mulheres, que eram vistas apenas em funções administrativas e de atendimento.

Com o passar do tempo, a participação feminina cresceu, não apenas no setor de aviação como em diversas outras áreas econômicas. Apesar das mulheres terem alcançado muito espaço na aviação, no Brasil elas ocupam apenas 1,88% dos assentos de comandantes e de copiloto e representam apenas 0,8% de todas as licenças válidas atualmente em comparação com os homens, segundo dados da ANAC.

Para debater este tema e evidenciar a importância de mudanças no cenário, o IBAS – International Brazil Air Show, traz ao Brasil um workshop inteiramente dedicado ao assunto. O Women In Aviation acontecerá dia 29 de e trará painéis dedicados a discussões para estimular a participação de mulheres no setor, as oportunidades e possibilidades de contribuir.

O principal apoiador é a Women in Aviation International (WAI), uma organização sem fins lucrativos que visa auxiliar e preparar mulheres para entrar na indústria da aviação, além de promover conhecimento público sobre as realizações e contribuições das mulheres na aviação.

“A WAI tem o orgulho de oferecer apoio institucional a esse primeiro evento internacional para reunir os setores aeroespacial e aeroportuário do Brasil. Esperamos que nossos programas de networking e tutoria inspirem mais mulheres a perseguir seus sonhos de ter uma carreira na aviação” afirma a Dr. Peggy Chabrian, Presidente da WAI.

A organização oferece parcerias, bolsas de estudo, notícias especializadas e convenções anuais para seus membros, além de possuir diversos capítulos espalhados pelo mundo para dar apoio às suas participantes.

“Nós felicitamos a criação do capítulo WAI Brasil, nosso primeiro capítulo na América do Sul. Com sede no Rio, o capítulo oferecerá inúmeras oportunidades para que as mulheres locais da aviação de todas as idades se conectem e se relacionem entre si e façam parte do nosso maior grupo internacional de 14.500 pessoas ” continua a Dra. Peggy Chabrian.

“Fazer parte das atividades da Women in Aviation neste primeiro evento do IBAS é uma ótima oportunidade para compartilhar informações sobre os benefícios de ser um membro da WAI. Nosso objetivo é ajudar a educar as mulheres no Brasil e na América Latina sobre o vasto número de oportunidades de carreira na aviação e oferecer nossos recursos que a WAI vem fornecendo aos nossos membros desde que formalmente estabelecida em 1994 como uma organização sem fins lucrativos. ” completa Dra. Peggy.