Empresa fabricantes de aviões será acionista majoritária da C Series Aircraft Limited Partnership

A Airbus e a Bombardier Inc. se tornarão parceiras no programa C Series de aeronaves. O acordo reúne o alcance e a escala globais da Airbus, com a mais nova e mais moderna família de aeronaves a jato da Bombardier, deixando ambos os parceiros posicionados para desbloquear completamente o valor da plataforma da C Series e criar um significativo novo valor para clientes, fornecedores, funcionários e acionistas.

A Airbus fornecerá expertise de compras, vendas e marketing e de suporte ao cliente para a C Series Aircraft Limited Partnership (CSALP), entidade que fabrica e vende as aeronaves da C Series. No fechamento, a empresa adquirirá uma participação de 50,01% da CSALP. A Bombardier e a Investissement Québec (IQ) serão respectivamente proprietárias de aproximadamente 31% e 19%.
 
A sede e a linha de montagem principal da CSALP e suas funções relacionadas permanecerão em Québec, com o suporte do alcance e escala globais da Airbus. A pegada industrial da global expandirá com a Linha de Montagem Final no Canadá e com a produção adicional da C Series na unidade de fabricação da montadora de aviões no Alabama, nos EUA. Esse fortalecimento do programa e a cooperação global terão efeitos positivos nas operações aeroespaciais do Québec e do Canadá.

A transação foi aprovada pelos Conselhos de Administração da Airbus e da Bombardier, bem como pelo Gabinete do Governo do Québec. Ela permanece sujeita às aprovações regulamentares, bem como a outras condições usuais neste tipo de tramite. Não há garantias de que será concluída e que as condições às quais está sujeita serão atendidas. A conclusão da transação está atualmente prevista para o segundo semestre de 2018.