Abertura do certame ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 16

A Infraero publicou o edital de licitação para a concessão do Terminal de Logística de Carga (Teca) do Aeroporto de Palmas/Brigadeiro Lysias de Oliveira (TO). A abertura do processo ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 16 de maio, às 9h. A iniciativa faz parte do novo posicionamento estratégico da estatal, que prevê a exploração comercial de áreas situadas em alguns de seus aeroportos para o segmento de negócios logísticos.

A concessão prevê a exploração comercial e operacional da atividade de armazenagem e movimentação de cargas internacionais e nacionais por 10 anos, com preço mínimo mensal de R$ 15 mil. Caso necessário, o concessionário poderá solicitar à Receita Federal o alfandegamento da área para operação de cargas internacionais, atendendo aos requisitos legais exigidos e respeitando a capacidade operacional e segurança da aviação.

Por se tratar de uma concessão sem obrigatoriedade de investimentos, o vencedor deverá arcar com eventuais adequações estruturais e futuras ampliações mediante autorização da Infraero. A empresa ganhadora também terá liberdade de escolher produtos e serviços mais aderentes à sua realidade mercadológica, sem uma predefinição ou enquadramento prévio da estatal. Mediante análise na Infraero, o concessionário poderá agregar atividades acessórias a serem exploradas comercialmente, diretamente ou por terceiros, como restaurante, centro de treinamento, armazéns gerais, bancos, aluguel de salas para prestadores de serviços, dentre outros.

Para o superintendente do aeroporto, Juliano de Castro Duarte, Palmas apresenta índices representativos nos segmentos do agronegócio, instalação de distritos industriais e micro e pequenas empresas, cujos incentivos e políticas públicas buscam atrair cada vez mais investidores com ânimo para explorar as vantagens e condições diferenciadas.

O terminal de cargas do Aeroporto de Palmas tem uma área de 2,1 mil m², sendo 500 m² de edificação modular de armazenamento, que poderá ser alterada e ampliada dependendo da demanda. Além disso, o armazém possui sala de atendimento ao cliente, estacionamento de caminhões com seis vagas, alojamentos para funcionários e espaços administrativos.