Ave foi transportada com o objetivo de garantir a preservação da espécie no Rio Grande do Sul que está em perigo de extinção

A LATAM Cargo Brasil acaba de transportar uma ave harpia, espécie ameaçada de extinção, desde Macapá para Porto Alegre, em ação conjunta realizada em julho com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). O animal será enviado para preservar a espécie no Rio Grande do Sul, que apesar de um perfeito ambiente de sobrevivência, está em perigo de extinção local.

A ave saiu do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA em Macapá e encaminhada para o CETAS de Porto Alegre para reabilitação. Após o processo dos especialistas locais, o animal deve ser reintegrado a natureza em reservas ambientas do Rio Grande do Sul. O status dessa espécie no estado gaúcho é de provável extinção.

A LATAM Cargo já transportou mais de 4.500 animais em parceria com IBAMA em projetos destinados a preservação da fauna brasileira.

Sobre a ave

A harpia, ou gavião-real, gavião-de-penacho, uiruuetê, uiraçu, cutucurim e uiraçu-verdadeiro, é a mais pesada e uma das maiores aves de rapina do mundo, com envergadura de 2,5 metros e pode pesar até 12 quilos; suas asas são largas e redondas, adaptadas para voos acrobáticos em espaços fechados, como florestas. Seu habitat principal são as florestas tropicais encontradas no México, Bolívia, Argentina e em grande parte do Brasil. A ave ameaçada de extinção vive em árvores altas, dentro de vasta mata, onde constrói seus ninhos.