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Na aviação, cada quilograma a menos no peso de um avião gera mais economia e potencializa o desempenho aerodinâmico, independente do modelo da aeronave. Desde a década de 70, as matérias-primas para a composição de um avião vem sido substituídas, gradativamente, com muito êxito e segurança. A fibra de carbono é um dos principais compósitos responsáveis por deixar as aeronaves mais leves e econômicas.

É importante ressaltar que a economia de combustível torna a aeronave mais segura tanto por aumentar a sua reserva, para um possível uso emergencial, quanto por otimizar o desempenho mecânico desse veículo de transporte, entre outros fatores mais técnicos. Além disso,  o material permite mais liberdade em novos projetos de design do avião, o que reforçam ainda mais o desempenho. Um exemplo é a criação de pontas das asas curvas que ajudou a reduzir o consumo de combustível em até 5%. 

Para os passageiros, com o avião mais leve, as viagens se tornam mais rápidas, ou seja, é menor o tempo de vôo. Para se ter uma ideia, o uso de materiais compósitos e fibras pode reduzir em até 20% o peso de um avião. Além da leveza, essa matéria-prima também tem uma alta resistência comparada aos materiais usados anteriormente nos veículos aeroespaciais, como é o caso do alumínio, por exemplo.  Dessa forma, gera uma economia estimada em até um milhão de dólares relacionada ao aumento da vida útil da aeronave, favorecendo também a sustentabilidade.

Fibras de carbono: como são?

Consideradas mais rígidas e de alta resistência, comparadas a outras fibras comerciais, as Fibras de Carbono, entre elas as confeccionadas pela Diprofiber, são produzidas a partir de fibras precursoras (PAN) e enriquecidas em carbono, após passarem por três etapas de produção. As Fibras de Carbono aliam a baixa densidade (1,8g/ cm³) com altas propriedades mecânicas, sendo usadas principalmente em aplicações alta performance.

Para o segmento aeronáutico, a Diprofiber oferece uma gama completa de materiais que variam de consumíveis para os processos de fabricação à vácuo , como também núcleos de espuma e honeycomb e painéis sanduíche (Linha Coreskin®) dos quais são empregados Além disso, conta com a linha de painéis Coreskin®, revestidos em fibra de vidro ou carbono para a fabricação de estruturas ferramentais de montagem das aeronaves (falso piso). Outras informações em www.diprofiber.com.br.