Azul e Gol anunciaram que irão voltar a operar a partir do aeroporto da capital paulista, mas terá o seu volume reduzido

Por Gabriel Moses

O segundo aeroportuário mais movimentado do país, parado por conta da pandemia desde março, irá retomar seus voos nas próximas semanas. O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, contará com a participação, ainda menos volumosa, das companhias aéreas Gol e Azul. As empresas foram as únicas que pronunciaram sua volta ao mercado.

Com um início de movimento tímido, o aeroporto e as companhias deverão aumentar o número de voos e passageiros quando os casos de covid-19 baixarem no país. A Gol passará a voar de uma a duas vezes ao dia entre Congonhas e os aeroportos Juscelino Kubitschek, em Brasília, e o Santo Dumont, no Rio. Isso tudo já no próximo domingo (24).

A previsão é que em junho, a malha da companhia aérea seja ampliada de forma mais significativa. A partir do dia 10, a Gol terá cinco voos diários para a capital do país, outros cinco para o Rio, dois para Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre, e um voo para as cidades de Recife, Florianópolis. Navegantes e Salvador.

Já a Azul declarou que nesta semana realizará viagens diariamente de Congonhas para o Santos Dumont a partir do dia 15 duas vezes ao dia durante os dias úteis e com uma frequência diária aos fins de semana. Belo Horizonte também terá a mesma oferta de voos com destino ao Aeroporto de Confins, enquanto Cuiabá e Recife terão por voo diário durante durante a semana e apenas uma decolagem em cada sentido aos finais de semana.

Segundo a aérea, a malha atingirá 168 decolagens diárias no pico, incluindo outras frequências que serão retomadas.

Atualmente, o aeroporto de Congonhas conta apenas com alguns voos diários da Latam para o Rio e Brasília, realizados com o Airbus A319, aeronave de menor capacidade. A empresa ainda não revelou quando expandirá suas operações no Brasil.