Até o final do ano, a empresa voará para 22 destinos brasileiros, ampliando as possibilidades de deslocamentos pelo país. Para 2022, a expetativa é de que este número chegue a 35

Victor Maciel (MTur)

Agora é oficial! O Brasil conta com mais uma empresa aérea em operação, ampliando as possibilidades de deslocamentos aéreos pelo país. A Ita Transportes Aéreos realizou na manhã desta terça-feira (29.06) o seu voo inaugural, partindo de Guarulhos (SP) em direção à Brasília (DF). Além das duas cidades iniciais, a nova empresa atuará em outras sete: Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS).

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a chegada da nova empresa nos céus do país marca a confiança dos empresários em investir no setor de turismo, que integra mais de 50 segmentos da economia. “O nosso governo trabalha para atrair investimentos para o Brasil. E isso retornará em diversos benefícios para a população, como a geração de mais empregos, além de diversificar a ofertar e fortalecer a concorrência entre as companhias aéreas”, destacou o ministro.

A expectativa da empresa é de que até o final do ano, 22 destinos sejam contemplados com voos. Entre eles está Santarém (PA), Aracaju (SE), Porto Seguro (BA) e Vitória (ES). Para 2022, a previsão é de que destinos como Uberlândia (MG), Imperatriz (MA), Macapá (AP) e Teresina (PI) entrem para a malha aérea da Ita. Os voos serão realizados por aeronaves Airbus A320, com capacidade para transportar até 162 passageiros.

“A ITA nasceu com propósito de levar voos a todo país e vamos trabalhar para trazer o máximo de dedicação. Equipe competente, que conhece e sabe o que é voar e que teve um trabalho esplêndido por trazer uma companhia em um menor tempo possível. Nosso projeto é ambicioso e grandioso para uma companhia de muito tempo e com muitas aeronaves colorindo os céus brasileiros”, disse o presidente do Grupo Itapemirim, Sidnei Piva.

A Itapemirim Transportes Aéreos foi criada em 2020 e faz parte do Grupo Itapemirim, que tem 67 anos de história no setor de transportes do país. A Viação Itapemirim, empresa do segmento rodoviário, atende 2,5 milhões de passageiros por ano em 2.700 cidades de 19 estados brasileiros, com mais de 300 ônibus. O Grupo possui ainda empresas ligadas a outras operações na área, com foco especial em ferrovias e no transporte urbano, por meio de veículos leves sobre trilhos (VLTs).