Localizado no sul fluminense, o Vale do Café, RJ, foi maior produtor de café e sustentou economicamente o Brasil na metade do século 19. Ainda preserva construções dessa época, que podem ser vistas nas fazendas históricas e centros históricos preservados
 
Pesquisa encomendada pelo Airbnb no fim do ano passado, listou entre as principais tendências de turismo em 2021: viver em qualquer lugar, destinos hiperlocais e viagens de reconexão. Nessa crescente procura por "escapadas próximas", meios de hospedagem na região Vale do Café investem em opções mais exclusivas e personalizadas, como locação de fazendas históricas, pernoite vendo as estrelas e áreas para trabalho.

Localizado no sul fluminense, o Vale do Café, RJ, foi maior produtor de café e sustentou economicamente o Brasil na metade do século 19. Ainda preserva construções dessa época, que podem ser vistas nas fazendas históricas e centros históricos preservados nos municípios de Vassouras, Rio das Flores, Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin e Miguel Pereira. O acesso de carro é fácil para quem está nos estados do Rio, São Paulo e Minas.



 
 
 
 
 
 
 
 
 
Refúgios em cenário histórico: pernoite nas fazendas

Agora já é possível se hospedar em algumas das fazendas históricas mais bonitas da região, entre elas a Fazenda das Palmas. Com apenas 6 suítes na casa sede, a fazenda prefere receber apenas uma família por vez. A área de lazer inclui piscina, campo de golfe e haras, com passeio à cavalo pela trilha ecológica e visita a cachaçaria artesanal. A fazenda possui projetos agroflorestais e hóspedes podem participar de workshops sobre cultivo orgânico e a produção de café especial.

Também seguindo o melhor estilo "da horta à mesa", a Fazenda Alliança Agroecológica recebe hóspedes para uma experiência de locação exclusiva que inclui refeições com produção local e passeios guiados pela fazenda. Hóspedes verão de perto uma das mais raras estruturas de separação de café, totalmente original e conhecerão o cultivo de café: hoje o único orgânico certificado da região. Passeios guiados até o mirante, lago e uso da piscina estão incluídos.

Outra fazenda perfeita para quem busca charme e alto padrão é a Fazenda São Luiz da Boa Sorte. Ali as manhãs são preenchidas com passeio à cavalo e fins de tarde à beira do lago. A gastronomia de fazenda garante cardápio com comida de verdade. A conexão da internet permite trabalho remoto para quem não pode deixar alguns afazeres de lado, mas quer aproveitar as horas de folga em grande estilo.



Sob céu de estrelas

Que tal uma prescrição para cansaço que recomenda banhos de floresta e escalda pés após a caminhada? Se você fosse a um médico japonês, essa certamente seria a recomendação, acompanhada da sugestão de visita ao Jardim Ecológico Uaná Etê, com mais de 22 jardins para conhecer. A experiência de hospedagem em Uaná Etê pode acontecer na Eco Hospedagem, também conhecida como "casa da vidro". Lá é o melhor local para curtir de verdade uma noite de lua cheia: sem mensagens de Whatsapp ou ligações para atrapalhar. Não há luz ou 3G por lá, só luz das estrelas e lanternas.

Outra queridinha do Uaná Etê é a Choupana, uma charmosa cabana rodeada de Mata Atlântica e perfeita para uma família inteira: são 4 quartos, piscina, sauna e cozinha, e uma área enorme para aproveitar. Além da hospedagem o jardim também funciona de quinta a domingo para caminhadas e prática de atividades como yoga e meditação.

Caminhada perto do lago também é uma das pedidas para manter sãos o corpo e a mente. E o Lago de Javary, em Miguel Pereira, é ambiente delicioso para dar uma volta, à pé ou de bicicleta. Depois da atividade, reserve alguns momentos para delícias produzidas na região. O Le Vélo Montagne tem delicatessen e bistrô, reunindo especialidades do Vale do Café e menu com insumos locais. Na hora do almoço tem hambúrguer e massas, e, à noite, o forno à lenha toma conta e as pizzas artesanais fazem sucesso. Da varanda, dá para aproveitar o céu estrelado do Vale do Café.



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Cantinho de descanso

Com intuito de oferecer opções saudáveis e relaxantes aos seus hóspedes, o Hotel Santa Amália criou pacote com sessão de massagens, kit de cosméticos naturais e cardápio light. Tudo isso para equilibrar a rotina de quem escolhe o local para "hotel office" com trabalho remoto.

Outro local perfeito para conciliar atividade online e offline fica no coração da cidade de Vassouras, pertinho de uma das mais bonitas praças do estado do Rio de Janeiro. É a Vila Hibisco, pousada charmosa e acolhedora. Com metade dos 24 apartamentos equipados com mini-cook, mesa e frigobar, tem a praticidade para períodos mais longos, que dão o gostinho de como é viver na região.

Todos os locais citados estão seguindo protocolos de saúde e diretrizes das autoridades locais. Os hotéis estão com limite de ocupação, realizam check in e check out digital, a rotina de limpeza foi reforçada, todos os funcionários usam equipamento de proteção e hóspedes devem usar máscara em ambientes comuns.