Embora a estação anteceda o período de alta temporada, a vila oferece uma experiência inesquecível a seus visitantes, com direito a noites mais estreladas, sapecada de pinhão, passeios a céu aberto para apreciar o pôr do sol, além de muito romantismo

 

(Assessoria de Imprensa)

Localizado no sul de Minas Gerais, o distrito de Monte Verde reúne toda a beleza e magia da Serra da Mantiqueira, lugar ideal para quem quer aproveitar os dias e as noites mais frescos trazidos pelo outono. Embora a estação anteceda o período de alta temporada, a vila oferece uma experiência inesquecível a seus visitantes, com direito a noites mais estreladas, sapecada de pinhão, passeios a céu aberto para apreciar o pôr do sol, além de muito romantismo.

A MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) elencou seis motivos (ou os seis melhores) para visitar Monte Verde no outono. Confira abaixo:

1. Céu mais estrelado e clima ameno
O vilarejo nas montanhas conta com uma iluminação suave, o que permite uma visão perfeita das estrelas ao anoitecer. Com o céu mais limpo nesta estação, as noites trazem um espetáculo gratuito para os turistas e moradores. Lá, o outono é marcado pelos nevoeiros, geadas, amanhecer mais frio, porém menos do que o inverno, e mudanças de tempo repentinas. As temperaturas variam entre máximas de 19,9°C e mínimas de 7,4°C, com média de chuvas de 73,6mm.

"É a estação do ano mais acolhedora, mais gostosa para qualquer pessoa, mesmo para quem não gosta muito de frio, mas quer curtir um friozinho. Viver as noites do outono aqui é encantador. É uma coisa que só vivenciando para conseguir descrever", afirma Rebecca Wagner, presidente da MOVE.

2. Sapecada de pinhão
As araucárias que compõem a paisagem do distrito, muito comuns em todo o Sul de Minas Gerais, são responsáveis por uma das experiências mais inesquecíveis na vila: a sapecada de pinhão. É possível encontrar nos restaurantes as mais variadas receitas, desde pães, hambúrgueres, risoto, pinhão em conserva, etc. No entanto, sua forma mais tradicional de consumo é por meio da sapecada, considerada a forma mais natural, já que não vai qualquer tipo de tempero. O preparo é praticamente um ritual: primeiro é necessário recolher as garras das araucárias e o pinhão embaixo das árvores, formar uma pilha com as garras em um local apropriado para fogueira e colocar as sementes colhidas no topo. O fogo se inicia pela base e dura em torno de dois minutos, tempo suficiente para a torra do pinhão. O programa pode ser feito em família, entre amigos ou em casal.

 
Imagem: Tom Araújo
 

3. Pôr do Sol
Além do clima, Monte Verde oferece caminhadas pelas trilhas da Serra da Mantiqueira, tour pelos principais pontos turísticos, passeios de quadriciclo e UTV, esportes radicais, e tudo ao ar livre. Já pensou assistir ao pôr do sol durante uma dessas atividades? Para conhecer as agências de turismo, acesse: www.monteverde.org.br .

4. Destino romântico
Considerado a estação mais romântica, o outono é marcado pelo mês da noiva, em maio, e pelo dia dos namorados, em 12 de junho. O pôr do sol, as árvores que trocam de cor e de folhas, as noites estreladas e o clima perfeito para um vinho com fondue ao pé da lareira fazem da vila um dos melhores lugares para conhecer em casal. Estar a 1.990 metros de altitude na Pedra Redonda é um convite para pedir em namoro ou em casamento a pessoa amada. Que tal?

 
Imagem: @anthonyckn
 

5. Páscoa em Bauer
Apesar do fechamento do comércio na Páscoa de 2021 em decorrência da pandemia do novo coronavírus, artistas locais se reuniram e fizeram decorações em Bauer por todo o distrito, uma técnica de desenho alemã que foi registrada como patrimônio cultural da cidade. Durante todo o mês de abril, o portal de entrada, a avenida principal e as lojas de chocolate continuarão decoradas - uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura local. Mônica Carla Milev, proprietária da loja Chocolate Montanhês, coloriu os vasos das paredes e nas árvores em frente ao estabelecimento. "Me mudei para Monte Verde em 2004 e não resisti, acabei influenciada pelas artesãs daqui, bem como pelo clima europeu, a arquitetura e a cultura da cidade", conta.

6. Tarifas mais em conta
Ainda não se convenceu de que Monte Verde é um destino que precisa ser explorado no outono? E que tal preços diferenciados? Faltando ainda dois meses para o período de alta temporada do turismo no distrito, é possível vivenciar o clima das montanhas com tarifas que chegam a ser 30% mais baixas do que no inverno. A MOVE conta com 140 associados, que variam entre hotéis, pousadas e restaurantes, e, para conhecer as opções de hospedagem, basta acessar o portal: http://www.monteverde.org.br.

Protocolos sanitários
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o distrito adotou medidas sanitárias de acordo com as orientações dos órgãos de saúde para garantir a segurança dos funcionários, moradores e visitantes. Os cuidados foram reconhecidos pelo Ministério do Turismo como exemplo nacional de retomada segura.

Sobre a MOVE
Entidade associativa, apartidária e sem fins lucrativos, a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) foi criada no início de 2020 para promover o desenvolvimento econômico sustentável e ético do distrito de Monte Verde, polo turístico que pertence ao município de Camanducaia (MG). A agência atua com o objetivo de fortalecer e dar voz ao empresariado, a fim de potencializar a vocação turística local sob os seguintes escopos: hotelaria, comércio, receptivos, alimentação, ambiental, social, industrial, esportivo, artístico e cultural. Tem, ainda, como valores a participação da sociedade na tomada das decisões e o cuidado e valorização da paisagem e da cultura local. Atualmente, com 140 associados, a MOVE apoia e oferece auxílio estratégico a empresas, poder público e comunidade para o enfrentamento de desafios comuns; identifica, fomenta e divulga oportunidades de investimentos; promove novos negócios e parcerias; apoia, produz e viabiliza eventos turísticos na região; e promove turismo diversificado e economia de alternativas para negócios sustentáveis.